Guia eletrónico de Viana sugere percursos conforme dificuldades de mobilidade

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 11 set (Lusa) - O interface de transportes de Viana do Castelo passou hoje a disponibilizar, através de um guia eletrónico, um roteiro turístico da cidade que recomenda automaticamente os percursos ideais para três grupos de utilizadores com dificuldades de mobilidade.

O projeto, denominado pelo município de "Viana para todos", disponibiliza aos utilizadores os "melhores percursos" para aceder, a partir do interface de transportes, a edifícios públicos e de interesse turístico na cidade.

Acessível através de um equipamento virtual, esta plataforma integra três grupos em função dos problemas de mobilidade: Pessoas em cadeira de rodas (mobilidade reduzida); com dificuldades sensoriais (visuais e auditivas) e temporariamente condicionadas ou com dificuldades para percorrer longas distâncias (grávidas, crianças idosos).

Em função destes três grupos e dos destinos pretendidos, como edifícios municipais, equipamentos de saúde ou sociais, polícia, tribunais, correios, finanças ou museus, o sistema sugere ao utilizador o melhor percurso com a menor distância ou para evitar, por exemplo, mudanças de sentido, passadeiras e o menor número de obstáculos pelo caminho.

Trata-se de uma plataforma tecnológica promovida pela Câmara de Viana do Castelo, desenvolvida em conjunto com instituições de ensino superior e técnicos locais. Está instalada, para já, no interface de transportes da cidade, onde se concentra a chegada à cidade de passeiros em autocarros, comboios ou por táxi.

"É o ponto principal de chegada de milhares de pessoas todos os dias e esta plataforma vai servir para todos. Qualquer pessoa que precise de uma informação sobre um destino na cidade poderá obtê-la aqui, com a indicação da melhor forma de lá chegar", explicou, durante o lançamento da plataforma "Viana para todos", o presidente da Câmara, José Maria Costa.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.