Situação em Angola não compromete plano de investimentos da Sumol+Compal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 out (Lusa) - O plano de investimentos da Sumol+Compal em Angola "está a ser cumprido", disse o presidente do Centro de Frutologia Compal, José Jordão, adiantando que os primeiros sumos produzidos na fábrica local vão estar no mercado já em novembro.

"Estamos atentos ao que se está a passar [em Angola] obviamente (...), mas não houve qualquer espécie de adiamento, vamos cumprir o plano de investimentos", salientou, à margem de um debate sobre empreendedorismo frutícola no qual foram igualmente entregues as bolsas aos melhores projetos da Academia 2015 do Centro de Frutologia Compal.

A fábrica da Sumol+Compal instalada no Bom Jesus, nos arredores de Luanda, vai produzir sumos que deverão chegar ao mercado em finais de outubro ou início de novembro, devendo iniciar a produção de refrigerantes em 2016.

José Jordão afirmou que os investimentos vão continuar direcionados para a vertente internacional, para reduzir a dependência do mercado nacional, que ronda os 55 a 60%, apesar de o consumo interno estar a recuperar desde o final do ano passado.

"Estamos a ganhar quota de mercado", destacou, adiantando que os níveis de consumo rondam, atualmente, os 12 a 13 litros anuais 'per capita' e a aproximarem-se dos 14 a 15 litros 'per capita' que eram consumidos antes de 2011.

Ainda assim, um valor distante do consumo médio europeu de 25 a 30 litros de sumo 'per capita' por ano.

Sobre a Academia do Centro de Frutologia Compal, que lançou hoje a sua 4.ª edição, realçou que as bolsas de instalação de 20 mil euros que são atribuídas, em cada edição, a três empreendedores são "a parte mais visível em termos de recursos" de uma gestão estratégica mais alargada que tem em vista apoiar o desenvolvimento do setor frutícola.

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.