Consolidação da economia "não é sustentável" com fiscalidade "tão agressiva" afirma Pires de Lima

| Política
Porto Canal

O ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou hoje que a consolidação de um ciclo económico virtuoso em Portugal "não é sustentável com uma fiscalidade tão agressiva".

Para o governante, o Estado deve "dar sinais fiscais às empresas e às famílias mais positivos".

Sublinhando que "as empresas estão a fazer o seu trabalho e que as famílias fizeram o ajustamento que tinham de fazer", acrescentou que "o que se espera agora é que o Estado tenha a capacidade também de fazer o que tem o fazer".

"Isto é, reduzir a sua estrutura de custos dentro daquilo que é aceitável, razoável, para que se possam dar sinais fiscais às empresas e às famílias maios positivos, de desta forma consolidar um ciclo virtuoso económico que não é sustentável se mantivermos uma fiscalidade tão agressiva em Portugal".

Pires de Lima falava na Trofa, onde presidiu à assinatura de contratos de investimento entre aquela empresa e a AICEP, no valor de 65 milhões de euros, para a investigação na área da indústria farmacêutica.

Reiterando que a saída para a economia portuguesa passa pela investigação, inovação e desenvolvimento, o ministro sublinhou que a importância da parceria entre as empresas e o Estado para a consolidação dos dados económicos.

"A parceria é a chave para consolidar os dados económicos que começámos a conhecer no segundo trimestre e que espero que se confirmem agora no terceiro e quarto trimestres de 2013", afirmou.

Sobre o 'timing' da retoma, Pires de Lima respondeu: "A retoma económica não se decreta, ela vive-se".

Lembrou que quem transforma a retoma em realidade são as empresas e não os políticos.

"São as empresas que criam riqueza. A minha missão é facilitar a vida às empresa, para que tenham condições de prosperar em Portugal, atrair talento para Portugal, serem sustentáveis em Portugal", disse ainda.

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".