"Governo de Passos e Portas acabou"

"Governo de Passos e Portas acabou"
| Política
Porto Canal

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje que já é claro que "o Governo de Passos Coelho acabou" porque há "outra solução de Governo" integrando as prioridades do Bloco - "emprego, salários e pensões".

"No que depende do BE fica hoje claro que o Governo de Passos Coelho e Paulo Portas acabou. Temos hoje as condições para termos um Governo e um orçamento dentro da Constituição da República portuguesa depois de quatro anos de uma direita que não soube nunca respeitar a lei fundamental do país", disse Catarina Martins no final de um encontro realizado esta manhã na sede do partido, em Lisboa, com uma delegação do PS chefiada pelo secretário-geral socialista, António Costa.

E concretizou: "Iremos cumprir aquele que foi o voto de confiança que os eleitores deram ao Bloco", referindo-se à "força eleitoral" dada nas legislativas de 04 de outubro, em que o partido cresceu de oito para 19 deputados na Assembleia da República.

A delegação do Bloco para a reunião de hoje com o PS foi composta por Catarina Martins, pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, pela deputada Mariana Mortágua e pelos dirigentes José Gusmão e Pedro Soares.

No encontro de hoje, Catarina Martins disse que foram encontradas as "condições de consenso básico" para a estabilidade orçamental e recuperação económica do país, mas "há ainda muitos temas para trabalhar", reconheceu.

De todo o modo, o Presidente da República "pediu uma solução de estabilidade e o BE não falha à negociação dessa solução", vincou a porta-voz bloquista.

O Governo, prosseguiu Catarina Martins, "acabou hoje" porque "não terá apoio no parlamento mas também porque há uma outra solução de Governo que responde à vida das pessoas e pode ser a alternativa que o país precisa".

Nesta fase está a ser negociada a "solução política" que dará lugar à estabilidade de uma solução governativa, insistiu a porta-voz do Bloco, acrescentando que o partido "assumirá todas as responsabilidades que tiver de assumir" neste processo, sem precisar se entre esses desígnios está a entrada num eventual executivo de esquerda.

O secretário-geral do PS, por seu turno, definiu como "muito interessante" o resultado da reunião com o BE sobre soluções de Governo para o país, adiantando que foi possível identificar um conjunto de pontos de "convergência".

António Costa falava aos jornalistas no final de uma reunião de quase duas horas com o Bloco de Esquerda, na qual esteve acompanhado pelo presidente do PS, Carlos César, pelos dirigentes Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos, e pelo coordenador do cenário macroeconómico socialista, Mário Centeno.

 

 

Imagem: BE Facebook

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".