Área Metropolitana do Porto procura projetos inovadores com impacto social

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 11 set (Lusa) -- O Centro de Inovação Social Metropolitano (CIS-M), criado pela Junta Metropolitana do Porto, promove até ao dia 22 um concurso de ideias para projetos inovadores com impacto social na região.

O CIS-M pretende "apoiar, acolher e desenvolver" um projeto inovador que tenha um "impacto social positivo e inclusivo", afirmando, assim, "a AMP como um espaço solidário e inovador".

De acordo com as normas do concurso, as candidaturas a submeter até ao dia 22 deverão enquadrar-se "preferencialmente nas novas áreas de intervenção prioritária, consequentes do contexto macro económico e social".

Emprego, população sénior, cidadãos e famílias com necessidades específicas de funcionalidade, incapacidade e saúde, sem abrigo, alunos em risco de abandono, violência doméstica e novos fenómenos de pobreza são áreas definidas.

"Os projetos vencedores serão incubados e apoiados no CIS-M, nos seus polos de São João da Madeira e de Santo Tirso, potenciando a captação do potencial criativo e empreendedor que traga respostas aos novos desafios na área social", refere a AMP.

A decisão de seleção das candidaturas submetidas, a anunciar no dia 26, será da responsabilidade do grupo de trabalho do CIS-M.

No processo de avaliação das candidaturas, da responsabilidade de um grupo de avaliadores constituído por personalidades e instituições da região, terão peso a conceção geral do projeto e missão social, a sustentabilidade, a eficiência e eficácia do projeto, entre outros fatores.

O CIS-M atribuirá um primeiro prémio e uma ou mais menções honrosas.

O CIS-M nasceu na sequência do projeto de desenvolvimento para a área do empreendedorismo social da AMP, que arrancou em janeiro.

Cofinanciado pelo Programa Operacional do Norte -- ON2, o projeto para a Promoção do Empreendedorismo e Inovação Social conta com a parceria da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, do Instituto do Empreendedorismo Social e da Firstep.

Este projeto agrega várias dimensões, "nomeadamente o planeamento estratégico, o diagnóstico e o mapeamento de projetos de empreendedorismo e de inovação social, a capacitação técnica dos municípios e a implementação de projetos geradores de impacto social positivo no território que respondam às necessidades sociais identificadas".

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.