Bruxelas lança selo de excelência para facilitar financiamento a projectos regionais

| Economia
Porto Canal com Lusa

A Comissão Europeia lançou hoje um selo de excelência que permite às regiões reconhecerem propostas de qualidade apresentadas no âmbito do Horizonte 2020 e promover o acesso a fundos de financiamento e programas de investimento nacionais ou regionais.

Actualizado 13-10-2015 15:24

A iniciativa foi hoje lançada, no OPEN DAYS "Semana das Regiões e Cidades Europeias", no Comité das Regiões, pela comissária europeia para a Política Regional, Corina Creu, e pelo comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

"As regiões da União Europeia são já um grande investidor na qualidade da investigação e da inovação na Europa. Através do selo de excelência podem beneficiar do sistema de avaliação do Horizonte 2020, reconhecido a nível mundial, para identificar facilmente os melhores projetos a apoiar com os seus fundos nas respetivas regiões", salientou Moedas.

O selo de excelência será atribuído a projetos promissores apresentados no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, que não podia garantir o financiamento devido a limitações orçamentais, mas que tenham recebido uma pontuação elevada no exigente e independente processo de avaliação.

Na fase piloto, o selo de excelência deve, em primeiro lugar, ser atribuído a propostas de pequenas e médias empresas (PME), apresentadas ao abrigo do instrumento de apoio às PME no âmbito do Horizonte 2020.

O programa Horizonte 2020, programa de financiamento da investigação e da inovação para o período de 2014-2020, disponibiliza cerca de 80 mil milhões de euros em investimentos destinados a projetos de investigação e inovação, no sentido de apoiar a competitividade económica da Europa.

As PME deverão beneficiar diretamente de, pelo menos, 20% (ou seja, quase 9 mil milhões de euros) das verbas dos pilares «Liderança em tecnologias industriais» e «Desafios societais» do programa, sob a forma de subvenções, nomeadamente através do Instrumento de Apoio às PME.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.