Nações Unidas denunciam crimes de guerra e contra a humanidade na Síria

Nações Unidas denunciam crimes de guerra e contra a humanidade na Síria
| Mundo
Porto Canal

A comissão das Nações Unidas que investiga os crimes contra os Direitos Humanos na Síria denunciou hoje "crimes contra a humanidade" cometidos pelas forças governamentais e "crimes de guerra" cometidos pela oposição armada.

"As forças governamentais continuam os ataques em larga escala contra as populações civis, cometendo mortes, torturas, violações e desaparecimentos forçados, considerados crimes contra a humanidade", adianta a comissão de juristas no seu mais recente relatório divulgado hoje em Genebra.

A comissão, liderada pelo jurista brasileiro Sérgio Pinheiro, denuncia igualmente "as forças antigovernamentais que cometeram crimes de guerra, mortes, execuções sumárias, torturas e sequestros".

No relatório, relativo ao período de 15 de maio a 15 de julho, a comissão menciona sem conseguir confirmar "alegações [...] relativas à utilização de armas químicas, principalmente pelas forças governamentais".

"Baseado nos elementos de prova atualmente disponíveis, não foi possível chegar a uma conclusão quanto aos agentes químicos utilizados, o seu sistema de propagação ou os autores destes atos. As investigações prosseguem", afirma o relatório.

O relatório não analisa o período de agosto nem o alegado ataque químico realizado a 21 de agosto nos arredores de Damasco, que é objeto de outra investigação das Nações Unidas e que levou à ameaça de ataques militares contra a Síria por parte dos Estados Unidos.

O relatório adianta ainda que as forças governamentais do regime do Presidente Bashar al-Assad recuperaram nos últimos meses o controlo de zonas cruciais na Síria.

"Com exceção de Alepo, as forças governamentais reforçaram o seu controlo das grandes cidades e dos centros económicos importantes", assinala o documento de 42 páginas.

O regime sírio também conseguiu consolidar o seu domínio sobre áreas em disputa como Homs e a zona rural da capital, Damasco, segundo a ONU.

A divulgação do relatório ocorre na véspera de uma reunião crucial entre os responsáveis pela política externa dos Estados Unidos e da Rússia, em Genebra, para tentar acordar a forma de colocar sob supervisão internacional as armas químicas em posse do regime sírio.

A guerra civil entre rebeldes e o regime do Presidente Bashar al-Assad dura há mais de dois anos e já causou 110 mil mortos, quatro milhões de deslocados e dois milhões de refugiados, segundo os mais recentes dados da ONU.

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.