Intervenção militar na Síria intensificará sofrimento da população - ONU

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 11 set (Lusa) - Uma ação militar na Síria intensificaria o sofrimento da população que permanece no país e afastaria uma solução negociada para a guerra civil, concluiu um relatório da comissão das Nações Unidas (ONU) que investiga os crimes na Síria.

Formada por juristas e encabeçada pelo brasileiro Sérgio Pinheiro, a comissão divulgou hoje em Genebra o seu mais recente relatório sobre a situação na Síria, que cobre o período de 15 de maio a 15 de julho.

No documento, os peritos da ONU acusam tanto as forças governamentais como os grupos armados da oposição de "crimes de guerra" e registam a "radicalização dos grupos rebeldes armados" à medida que aumenta o número de combatentes estrangeiros no conflito.

O relatório adianta que os grupos radicais têm vantagem sobre as fações moderadas dos rebeldes, o que explica que grupos como o Al-Nusra, Al-Sham e o Estado do Iraque Islâmico tenham conseguido criar os seus próprios bastiões no norte da Síria.

Numa detalhada descrição sobre a situação da oposição armada síria, a comissão indica que, ainda que estes grupos tenham conseguido "evoluir para uma força mais organizada", as tentativas de unificar as suas estruturas sob um comando coerente fracassou.

Os peritos dão ainda conta de algumas situações de confrontos entre os vários grupos da oposição, que disputam áreas e recursos.

O relatório revela também que grupos armados curdos se tornaram em importantes atores do conflito e que estão a recrutar crianças para usar como soldados.

Para a comissão, aqueles que fornecem armas às partes em confronto na guerra civil na Síria estão a criar uma ilusão de vitória.

"Não há solução militar", asseguram os juristas.

A divulgação do relatório ocorre na véspera de uma reunião crucial entre os responsáveis pela política externa dos Estados Unidos e Rússia, em Genebra, para tentar acordar a forma de colocar sob supervisão internacional as armas químicas em posse do regime sírio.

A guerra civil entre rebeldes e o regime do Presidente Bashar al-Assad dura há mais de dois anos e já causou 110 mil mortos, quatro milhões de deslocados e dois milhões de refugiados, segundo os mais recentes dados da ONU.

CFF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.