Sondagem mostra vantagem confortável de Merkel sobre a oposição na Alemanha

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 11 set (Lusa) -- Os partidos da coligação alemã no poder, liderada por Merkel (CDU), têm 45% das intenções de votos, contra 25% dos social-democratas do SPD, de acordo com uma sondagem divulgada hoje em Berlim, a menos de duas semanas das legislativas.

O inquérito do Instituto Forsa, divulgado pela AFP, revela que a líder do Governo alemão regista uma vantagem pessoal de 26 pontos sobre o seu rival do Partido Social Democrata (SPD), Peer Steinbrueck, embora tenha perdido três pontos para o seu rival no seguimento de um debate televisivo entre os dois - Merkel regista agora 52 pontos contra 26 de Steinbrueck, que subiu três, no que diz respeito à avaliação que os alemães fazem do seu trabalho.

O partido da chanceler alemã, a União Democrática Cristã (CDU, na sigla original) e o partido-irmão da Baviera registam um total de 39% das intenções de voto, a que se juntam mais 6% dos aliados da coligação governamental, os Democratas Livres.

Juntando os pequenos partidos à esquerda e à direita, o cenário fica mais complicado para Merkel, uma vez que, juntos, os partidos de oposição têm 44% das intenções, de voto, apenas um ponto menos que as intenções atribuídas aos partidos que atualmente estão no poder.

Um dos grandes fatores que vai definir o próximo Governo é o número de indecisos e de abstencionistas que, juntos, representam 28% dos inquiridos, um número suficientemente significativo para poder influenciar de forma decisiva as contas que os partidos terão de fazer na noite eleitoral.

A sondagem do Instituto Forsa inclui 2.500 inquiridos e foi realizada para a televisão privada RTL e para o semanário Stern, entre 03 e 09 de setembro, segundo a AFP.

MBA // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.