Henrique Neto saúda candidatura de Marcelo e lança convite para debates bilaterais

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 out (Lusa) -- O candidato à Presidência da República Henrique Neto saudou hoje a candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, anunciada sexta-feira, e lançou o desafio a todos os candidatos para debates bilaterais por um confronto de ideias alargado e informativo.

"A candidatura de Henrique Neto à Presidência da República saúda a ontem [sexta-feira] anunciada candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, esperando que a assunção do que há muito se sabia, venha colocar um ponto final na enorme, desproporcional e escandalosa diferença de oportunidades de acesso aos meios de comunicação social entre o até agora apenas putativo candidato e esta candidatura", referiu um comunicado, hoje divulgado.

Henrique Neto também saudou o candidato Edgar Silva, cujo nome foi esta semana avançado pelo Partido Comunista Português (PCP), para disputar as eleições presidenciais portuguesas de 2016.

"A mesma saudação para o anunciado candidato do PCP, na expectativa de que o seu contributo seja útil para o debate de ideias e a afirmação de uma estratégia para Portugal que nos coloque no caminho do progresso e do desenvolvimento", indicou o comunicado.

Na mesma nota informativa, Henrique Neto aproveitou para lançar um convite a todos os candidatos, "desde logo Marcelo Rebelo de Sousa", para a realização de debates bilaterais, em nome de um confronto de ideias, "o mais alargado e informativo possível".

Debates esses "organizados pelas candidaturas ou por quem quer que seja", acrescentou.

Este convite, segundo a candidatura de Henrique Neto, será formalizado junto dos demais candidatos nos próximos dias.

Henrique Neto, ex-deputado do PS e empresário, foi o primeiro a anunciar a candidatura à Presidência da República, a 25 de março.

SCA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.