Dia de hoje com céu muito nublado, 8 distritos sob aviso amarelo e 3 barras fechadas

Dia de hoje com céu muito nublado, 8 distritos sob aviso amarelo e 3 barras fechadas
| País
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para o dia de hoje céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva na zona sul, havendo oito distritos sob aviso amarelo de agitação marítima e três barras fechadas.

A informação consta do site do IPMA, segundo o qual as temperaturas mínimas e máximas para o dia de hoje vão oscilar entre 16º e 19º no Porto, 17º e 21º em Lisboa e 18º e 21º em Faro.

Em geral, em Portugal Continental o céu vai estar geralmente muito nublado, com períodos de chuva na região sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões. O vento será fraco a moderado (10 a 25 quilómetros por hora), soprando moderado a forte, com rajadas até aos 65 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas, em especial nas regiões norte e centro.

Para a região da Grande Lisboa, o céu estará geralmente muito nublado, prevendo-se períodos de chuva que vão diminuindo de intensidade e frequência a partir do meio da tarde. O vento será fraco a moderado, soprando temporariamente moderado a forte (25 a 40 quilómetros por hora), com rajadas até aos 60 quilómetros por hora até ao início da tarde.

No Grande Porto, o céu vai estar geralmente muito nublado, com períodos de chuva, vento fraco a moderado, soprando por vezes moderado a forte, com rajadas até aos 60 quilómetros por hora.

Já no que diz respeito ao estado do mar, para a costa ocidental o IPMA aponta para ondas com três a quatro metros de altura e temperaturas a rondar os 17º e 18º graus.

Na Costa sul, por outro lado, as ondas são de sudoeste, com 1,5 a 2,5 metros e a temperatura da água do mar será de 18º.

Para já, mantém-se, até às 17:59, os avisos amarelos de agitação marítima, o segundo mais grave de uma escala de quatro, para os distritos de Porto, Viana do Castelo, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

O IPMA já tinha alertado para a possibilidade de chuva no fim de semana em Portugal devido à depressão tropical 'Joaquin'.

Entretanto, e de acordo com informação da Marinha Portuguesa, há três barras fechadas -- Viana do Castelo, Póvoa do Varzim e Figueira da Foz, e quatro estão condicionadas -- Vila do Conde, Douro, Aveiro e São Martinho do Porto.

A barra do Douro está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros, enquanto a de Aveiro está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.

A barra de São Martinho do Porto está condicionada à navegação apenas na preia-mar. Já em Vila do Conde, as embarcações de comprimento até 12 metros e/ou calado inferior a dois metros devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e duas horas após o período de preia-mar.

Embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, devem praticar a barra apenas no período de preia-mar.

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.