PS e “Os Verdes” convergem sobre várias matérias em reunião “muito produtiva” e “útil”

| Política
Porto Canal com Lusa

O Partido Socialista (PS) e o Partido Ecologista "Os Verdes" estiveram hoje reunidos em Lisboa num encontro que o líder socialista classificou como "muito produtivo" e pela dirigente ecologista Heloísa Apolónia como "útil".

Questões como a "garantia da não privatização do setor das águas", e outras matérias em torno de áreas como a política energética, os transportes públicos e medidas de proteção da natureza foram afloradas no encontro, realçou António Costa, secretário-geral do PS, no final de mais de uma hora de conversa entre delegações de ambos os partidos.

Já esta semana o PS havia tido um encontro com o PCP classificado como útil, mas esta manhã a reunião com PSD e CDS-PP foi descrita como "bastante inconclusiva" sobre as condições de governabilidade do país depois das legislativas de domingo, que a coligação de centro-direita venceu sem maioria absoluta.

Do lado ecologista, a deputada Heloísa Apolónia vincou que PSD e CDS-PP "prometeram continuidade e perderam maioria no parlamento português", e a oposição "não se pode esconder perante este resultado".

"Tem de haver uma leitura real daquela que é a atual composição do parlamento português. Nesse sentido consideramos que é nossa responsabilidade também entrar neste processo de conversação no sentido de criar uma alternativa governativa", declarou a responsável, para quem os portugueses lançaram um "SOS" no sufrágio de domingo reclamando uma alternativa de políticas.

Além do secretário-geral, António Costa, o PS esteve representado neste encontro com "Os Verdes" pelo seu presidente, Carlos César, pelo coordenador do cenário macroeconómico socialista, Mário Centeno, e pelos dirigentes nacionais Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos.

Heloísa Apolónia, por seu turno, esteve acompanhada pelos dirigentes ecologistas José Luís Ferreira e Manuela Cunha.

Ficaram já acordadas duas outras reuniões entre PS e "Os Verdes", encontros de cariz mais técnico a terem na terça-feira e na quarta-feira, vincou Heloísa Apolónia.

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".