Chamas na Peneda-Gerês não atingem áreas críticas para a conservação

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte da Barca, 11 set (Lusa) - O fogo que lavra desde terça-feira no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Ponte da Barca, não afetou qualquer zona considerada importante para a conservação da natureza, disse hoje à Lusa fonte da direção daquele área protegida.

"O fogo desenvolve-se no perímetro da área do parque e tem vindo a afetar sobretudo giestal, mato e, em terrenos privados, eucaliptos. Do ponto de vista da conservação, não são áreas muito importantes", explicou a mesma fonte.

O fogo deflagrou na freguesia de Britelo, Ponte da Barca, às 19:35 de terça-feira. Pelas 09:00 de hoje já era combatido por mais de uma centena de operacionais, incluindo um Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais do distrito de Braga.

"O incêndio tem os meios considerados necessários e está a evoluir favoravelmente", disse a mesma fonte.

As chamas já contaram com duas frentes ativas, entretanto reduzidas a uma única, ainda por dominar, e também estão a ser combatidas por dois aviões bombardeiros médios anfíbios, accionados pelas 07:56, segundo informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Já há cinco praias no Norte com vigilância fora de época. Federação estende apelo a todo o país

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores insiste para que a vigilância nas praias se estenda para além da época balnear, em todo o país.