Vinte e cinco concelhos apresentam hoje risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 set (Lusa) -- Vinte e cinco concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Braga e Viana do Castelo apresentam hoje risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em risco de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pedrógão Grande (Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis (Coimbra), e Sabugal, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os concelhos de Mangualde, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tabuaço, Tarouca, Lamego e Armamar (Viseu), Baião e Valongo (Porto), Cabeceiras de Basto (Braga) e Ponte da Barca (Viana do Castelo) estão também em risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 113 incêndios, que foram combatidos por 1.764 operacionais, com o auxílio de 465 veículos.

De acordo com a página na Internet da ANPC, às 07:00 mantinha-se ativo o incêndio em Britelo, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que estava a ser combatido por 79 bombeiros, apoiados por 24 veículos.

O incêndio, com duas frentes, que deflagrou, na terça-feira às 19:35, está a consumir uma zona de floresta de Britelo, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo.

Quanto ao estado do tempo para hoje no continente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no interior das regiões norte e centro até ao meio da tarde.

Prevê-se também vento em geral fraco do quadrante leste, sendo moderado a forte nas terras altas das regiões norte e centro até ao final da manhã e para o fim do dia, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste das regiões centro e sul e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral oeste.

Na Madeira e nos Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Leiria e Portalegre prevê-se uma máxima de 32 graus celsius, Évora e Beja 34, em Castelo Branco 30, Braga e Porto 31, em Coimbra 33, Faro 28, no Funchal 24, em Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 27 e em Ponta Delgada 26.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.