Executado homem em Oklahoma pela violação e morte de jovem sul-coreana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 11 set (Lusa) - Um norte-americano de 61 anos foi executado, esta terça-feira, no Estado de Oklahoma pela violação e morte de uma jovem sul-coreana em 1979, crime ao qual foi relacionado 18 anos depois com os avanços da tecnologia de ADN.

Anthony Banks foi declarado morto por injeção letal às 18:07 (00:07 em Lisboa) na localidade de McAlester, de acordo com uma porta-voz dos serviços prisionais de Oklahoma, Jerry Massie, citada pela agência AFP.

Banks foi condenado à morte, em 1999, pelo assassínio de uma sul-coreana, vinte anos depois da sua ocorrência, pois o crime não foi resolvido até 1997, quando os investigadores acusaram este homem com base em amostras de ADN retiradas das suas roupas e do seu corpo, recorrendo a novas técnicas que entretanto foram desenvolvidas.

A vítima, de 24 anos, foi raptada do parque de estacionamento do seu apartamento em Tulsa, no dia 06 de junho de 1979, depois violada e encontrada morta com um tiro na cabeça a alguns quilómetros de distância da sua casa, segundo documentos judiciais.

As provas de ADN também relacionaram ao crime outro homem, Allen Nelson, condenado a prisão perpétua, mas Banks, que já estava a cumprir prisão perpétua pelo homicídio de um funcionário de uma loja de conveniência, foi condenado à pena de morte a 22 de novembro de 1999.

Esta execução foi a 24.ª nos Estados Unidos este ano e a quarta em Oklahoma.

PNE // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.