Preços do petróleo em queda na Ásia depois de Obama pedir adiamento da votação sobre a Síria

| Mundo
Porto Canal / Agências

Singapura, 11 set (Lusa) - Os preços do petróleo na Ásia estavam hoje em queda, depois do Presidente norte-americano, Barack Obama, ter pedido ao Congresso para adiar a votação sobre uma intervenção militar na Síria.

O barril de 'light sweet crude', para entrega em outubro, recuava 55 cêntimos até aos 106,84 dólares, enquanto o de Mar do Norte, para entrega na mesma altura, cedia sete cêntimos até aos 111,18 dólares.

Esta noite, num discurso transmitido em direto pelas televisões a partir da Casa Branca, Barack Obama disse ser necessário adiar uma decisão relativamente a uma ação militar na Síria, a fim de dar uma oportunidade ao plano russo de neutralizar as armas químicas do seu aliado.

"Eu pedi, por isso, aos líderes do Congresso para adiarem a votação sobre o uso da força enquanto prosseguimos neste caminho da diplomacia", afirmou Obama, indicando que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai rumar a Genebra para se reunir com o seu homólogo russo na quinta-feira.

No entanto, advertiu ser prematuro dizer se a proposta delineada por Moscovo, ao abrigo da qual se prevê que o regime de Bashar al-Assad ceda o controlo do arsenal químico à comunidade internacional, dará resultado, tendo indicado também que irá manter no Mediterrâneo oriental os seus contratorpedeiros, 'prontos' para um eventual ataque.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.