Nobel da Literatura 2015 distingue bielorrussa Svetlana Aleksievitch

Nobel da Literatura 2015 distingue bielorrussa Svetlana Aleksievitch
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Aleksievitch foi distinguida hoje com o Nobel da Literatura 2015 pela escrita "polifónica, um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo", anunciou a Academia Sueca.

Da autora, de 67 anos, foi publicado este ano em Portugal o livro "O fim do homem soviético -- um tempo de desencanto".

O prémio tem um valor monetário de oito milhões de coroas suecas (cerca de 860.000 euros).

Svetlana Aleksievitch é a 14.ª mulher a ser distinguida com o Nobel da Literatura. Em 2013 tinha sido a escritora canadiana Alice Munro.

Em 2014, o Prémio Nobel da Literatura foi atribuído ao escritor francês Patrick Modiano.

Na história do Nobel da Literatura, apenas um autor português foi premiado, quando, em 1998, José Saramago recebeu o galardão.

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.