Durão Barroso saúda intenção de Damasco de mostrar arsenal químico

| Mundo
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 11 set (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, condenou hoje, em Estrasburgo, o uso de armas químicas na Síria, saudando a intenção de Damasco de mostrar o arsenal à comunidade internacional e reiterando a necessidade de uma solução política.

"A proposta para controlar as armas químicas é uma solução com potencial", disse José Manuel Durão Barroso, no discurso sobre o Estado da União, referindo-se à solução apresentada pela Rússia de colocar sob controlo internacional as armas químicas na Síria.

"O uso de armas químicas é um ato horrendo e merece uma resposta forte", sublinhou, adiantando ainda que "a comunidade internacional, com a ONU no centro, tem uma responsabilidade coletiva de sancionar estes atos".

O chefe do executivo comunitário disse também que a União Europeia "fará o possível para apoiar o povo sírio e os refugiados".

IG/ATF // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.