PSD apresentou iniciativa na AR para pôr a funcionar Centro de Reabilitação do Norte

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 28 mais (Lusa) -- O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD e candidato à Câmara de Gaia, Carlos Abreu Amorim, disse hoje ter apresentado na Assembleia da República um projeto de resolução para pôr a funcionar o Centro de Reabilitação do Norte.

"Este projeto de resolução será votado brevemente para que seja dada sequência a tudo o que for necessário à entrada em funcionamento do Centro de Reabilitação do Norte", localizado em Valadares, Vila nova de Gaia, afirmou.

O deputado e candidato à presidência da Câmara de Gaia falava aos jornalistas no final de uma reunião com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho.

"Eu apelo aqui a todas as forças políticas na Assembleia da Republica e a todas as candidaturas à Câmara Municipal de Gaia para que se juntem a nós neste esforço de fazer com que o Centro de Reabilitação do Norte (CRN) seja operacionalizado no mais breve espaço de tempo", sublinhou.

Em seu entender, "não faz qualquer sentido que um investimento público perfeitamente adequado às necessidades de saúde desta região e do país, pura e simplesmente, esteja em repouso, à espera de uma decisão que só pode ser a de operacionalizar esse equipamento".

"Foi feito um investimento de cerca de 70 milhões de euros. Sabemos que o país está numa situação orçamental e financeira difícil, mas o que nós não podemos consentir fazer é compromissos com o absurdo", referiu.

Segundo o deputado, "absurdo seria que este investimento que foi feito num centro de reabilitação que é necessário, que corresponde a necessidades dessa área da saúde no norte do país, que tem uma localização muitíssima vantajosa para um conjunto de outros fins, como por exemplo, o turismo de saúde, pura e simplesmente esteja em banho-maria".

Em relação ao modelo de gestão daquela unidade de saúde, o deputado e candidato autárquico disse: "Há várias soluções em estudo, não vou dizer qual é a minha preferência, quero é uma solução".

Carlos Abreu Amorim disse ainda que tudo fará a nível político, em Gaia e na Assembleia da República, para que seja lançada ainda este ano a primeira fase do projeto de requalificação do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho.

O candidato do PSD a Gaia destacou o exemplo do "rigor e contenção" do conselho de administração daquele centro hospitalar "ao apresentar à tutela um projeto com quatro fases, sensato, equilibrado, inteligente e um projeto que vai requalificar o centro hospitalar de Gaia para as próximas décadas".

"Sabemos que o ministro da Saúde já atendeu este projeto, conheceu-o e definiu-o como uma das suas prioridades. E isso não pode ser abandonado", afirmou o deputado.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.