CDS-PP reúne Conselho Nacional para marcar Congresso

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 set (Lusa) - O CDS-PP reúne no dia 11 de outubro o Conselho Nacional para analisar os resultados das eleições autárquicas e marcar o XXV Congresso do partido, que esteve marcado para julho mas foi desconvocado durante a crise no Governo.

O presidente da mesa do Conselho Nacional, António Pires de Lima, informou, na convocatória, ter acedido ao pedido de vários candidatos autárquicos, que estão "fortemente empenhados nas suas campanhas", para que a reunião que estava prevista realizar-se até ao dia 8 de setembro para a convocação do Congresso só se realizasse depois das eleições.

Da ordem de trabalhos do Conselho Nacional, o órgão máximo do partido entre congressos, consta a análise dos resultados eleitorais das eleições autárquicas e a "apresentação, discussão e votação do regulamento de eleição de delegados, do regulamento do Congresso e eleição da comissão organizadora do Congresso".

A reunião realiza-se no dia 11 de outubro, sexta-feira, na sede nacional centrista, em Lisboa.

Após a demissão do Governo do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e presidente do CDS-PP Paulo Portas, abriu-se uma crise no Executivo que levou os democratas-cristãos a desmarcarem o Congresso que tinham marcado para os dias 06 e 07 de julho na Póvoa de Varzim, passando a estar previsto parta 20 e 21 de julho, mas, com o arrastar da crise, acabou por ser desconvocado.

Paulos Portas acabou por não sair do Governo, tendo negociado com o primeiro-ministro uma proposta de Governo, em que passaria a ser vice-primeiro-ministro.

O XXV Congresso centrista será eletivo da liderança, na sequência de uma alteração estatutária aprovada na última reunião magna do partido.

ACL // PGF

Lusa/Fim.

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".