Agências de ambiente querem reduzir consumos de energia em 61 quartéis de bombeiros

| País
Porto Canal com Lusa

Bragança, 06 out (Lusa) -- Os Caretos de Podence, os mais emblemáticos mascarados das tradições transmontanas, vão representar Portugal em Macau, em dezembro, nas comemorações da transferência da administração portuguesa para a China, divulgou hoje a associação responsável pelo grupo.

É a mais longínqua deslocação do historial dos Caretos de Podence, como disse à Lusa o responsável pelo grupo, António Carneiro, que levará uma comitiva de 20 elementos numa viagem de quase 11 mil quilómetros até ao Oriente, entre 02 e 08 de dezembro.

Os caretos foram convidados pelo Governo de Macau para representar Portugal na Parada Latina, um dos eventos que assinala os 16 anos da transferência de soberania da antiga região administrativa portuguesa, com a representação de vários países.

Esta será a primeira vez que os mascarados de Podence, com várias participações em eventos internacionais, vão estar no Oriente, sendo que o primeiro convite já tinha chegada há 15 anos, mas naquela ocasião não houve condições para a deslocação, como explicou António Carneiro.

"É um grande orgulho para nós representarmos Portugal", afirmou.

Os Caretos de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiras, distrito de Bragança, são o símbolo das festas de Carnaval e encerram as tradiçionais Festas dos Rapazes, em Trás-os-Montes, que começam na época de natal com a presença dos típicos mascarados.

Em Macedo de Cavaleiros, comemora-se o Carnaval de uma forma muito singular, numa festa de origens ancestrais, marcadas pelas cores garridas dos Caretos, pelas suas máscaras artesanais, as frenéticas correrias e as habituais chocalhadas nas ancas das raparigas ou senhoras, num ritual ligado à fertilidade, com origens que se perdem no tempo.

Os Caretos de Podence reclamam singularidades nestes rituais que se repetem em várias zonas da região transmontana e estão a preparar-se para avançar com uma candidatura a Património Imaterial da Humanidade.

O presidente do grupo, António Carneiro, tem a expetativa de que "ainda durante o corrente mês" a Secretaria de Estado da Cultura aprove o registo dos Caretos de Podence, um processo que está a ser trabalhado há dois anos.

Esta aprovação é essencial para avançar com a candidatura à UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que António Carneiro pretende concretizar "logo de seguida".

"Não é fácil, mas nós somos pessoas de luta e que acreditamos numa tradição que tem levado o nome de Trás-os-Montes e de Portugal por todo o mundo", afirmou.

António Carneiro defendeu ainda que foram os Caretos de Podence que "contribuíram para revitalizar muitas aldeias da região" com a recuperação de tradições antigas.

O grupo está a reunir apoios para a candidatura e conta com "a própria autarquia" de Macedo de Cavaleiros "e outras entidades que também se querem associar".

HFI // JGJ

Lusa/fim

Caldas da Rainha, Leiria, 06 out (Lusa) -- Os consumos de energia de 61 quartéis de bombeiros do país vão ser monitorizados até setembro de 2016 no âmbito de um projeto promovido por cinco agências de ambiente com o objetivo de alcançar maior eficiência energética.

Denominado "Eco Bombeiros -- Sensibilização para a eficiência energética em quartéis de bombeiros", o projeto integra-se no Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos e "premiará com equipamentos e serviços de energia as corporações mais eficientes ou que conseguirem uma maior redução do consumo", disse à agência Lusa Francisco Simões, da OesteSustentável, uma das agências envolvidas.

Nos 61 quartéis de bombeiros abrangidos, durante o ano de 2014, foi feita a divulgação e a sensibilização para as boas práticas. Nos últimos três meses, os espaços foram alvo de "visitas técnicas para a elaboração de um diagnóstico energético que será dado a conhecer às corporações no final de outubro", adiantou o responsável.

O diagnóstico, "para além de ser estudo efetivo focado em soluções de melhoria da eficiência energética e redução do consumo, possibilitará identificar o padrão de consumo de referência para o concurso, uma vez que há grandes discrepâncias quer na forma como os quartéis estão equipados, quer no volume de atividade que desenvolvem", sublinhou Francisco Simões.

A par dos relatórios técnicos das visitas, será entregue a cada corporação um guia de boas-práticas que as corporações poderão adotar enquanto decorre o período de monitorização e avaliação de consumos de energia elétrica nos quartéis em competição, até 30 de setembro de 2016.

As corporações "serão classificadas em dois tops, um tendo em conta o nível de equipamento e outro a efetiva redução", uma vez que "há quartéis modernos construídos com alguma preocupação de eficiência e outros muito antigos onde só de pode avaliar o esforço de redução e os resultados que obterão".

Ambas as categorias (corporação com maior redução percentual de consumo e corporação mais eficiente) receberão equipamentos e serviços de energia entre os 500 euros e os 2.500 euros.

A OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste engloba 24 corporações do projeto, nomeadamente Alcobaça, Alenquer, Algueirão-Mem Martins, Alhandra, Almoçageme, Arruda dos Vinhos, Benedita, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Colares, Lourinhã, Merceana, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Pataias, Peniche, Queluz, São Martinho do Porto, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Para além da OesteSustentável, o consórcio coordenado pela Agência Energia (que elaborou e viu aprovada a candidatura que financia a 100% o projeto, orçado em 141.300 euros) conta com a participação da AMESeixal -- Agência Municipal de Energia do Seixal, da ENA -- Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, da AREANATejo -- Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e da ENEAREA -- Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.

DYA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.