Privatização dos CTT concluída em 2014 e TAP reprivatizada "brevemente"

| Política
Porto Canal

O Governo prevê concluir o processo de privatização dos CTT em 2014 e relançar "brevemente" a reprivatização da TAP, segundo o anteprojeto das Grandes Opções do Plano (GOP), a que a Lusa teve acesso.

"O processo de privatização dos CTT encontra-se em curso, prevendo-se a sua conclusão durante o ano de 2014", lê-se no documento, que acrescenta que os Correios e o Governo "estão a redefinir a estratégia de negócio da empresa no novo ambiente regulatório decorrente do enquadramento comunitário do setor postal".

O executivo salienta, no entanto, que "o serviço universal postal continuará a ser uma prioridade do Governo, ficando assegurada a prestação do serviço, de acordo com elevados padrões de qualidade, e mantendo-se acessível a todos os cidadãos" e adianta que "serão revistas as bases da concessão postal".

Quanto ao processo de reprivatização da TAP, o Governo afirma no anteprojeto das GOP para 2014 que será "relançado brevemente", sem adiantar datas.

A 20 de dezembro de 2012, o Governo anunciou que decidiu recusar a proposta de compra do grupo Synergy para a TAP, o único concorrente à privatização da companhia aérea nacional, por considerar que não tinham sido cumpridos requisitos previstos no caderno de encargos da operação.

Já a concessão da operação dos transportes urbanos de Lisboa e Porto, a cargo das empresas públicas Metropolitano de Lisboa, Carris, STCP [Sociedade de Transportes Colectivos do Porto] e Metro do Porto, avançará depois da conclusão do processo de reestruturação, atualmente em curso.

O Governo diz que estão em "análise os diferentes cenários", mas não adianta mais pormenores.

No que respeita à privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, o executivo prevê a conclusão do processo "até ao final de 2013".

A finalização do processo, lê-se no anteprojeto das GOP, "encontra-se dependente da obtenção de todas as autorizações necessárias à conclusão do negócio, bem como da integração dos aeroportos da Região Autónoma da Madeira na rede aeroportuária nacional".

O Governo aprovou a 05 de setembro o anteprojeto das GOP com as gandes linhas orientadoras para o próximo ano e enviou-o hoje ao Conselho Económico e Social (CES) para que este órgão emita o respetivo parecer.

Após o parecer do CES, o Governo aprovará a proposta final de GOP para 2014 e, juntamente com a proposta de Orçamento do Estado, enviá-las-á para a Assembleia da República até 15 de outubro.

O anteprojeto das GOP enviado ao CES apresenta um cenário macroeconómico desatualizado, tal como já tinha sido assumido pelo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.