Colisão entre dois autocarros causa 44 mortos no Irão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Teerão, 10 set (Lusa) -- Quarenta e quatro pessoas morreram e 39 outras ficaram feridas, na noite de segunda-feira, no Irão, na sequência de uma colisão entre dois autocarros que depois se incendiaram na autoestrada Qom-Teerão, noticiou a agência noticiosa Isna.

"O condutor de um autocarro procedente de Ispahan perdeu o controlo do seu veículo depois de um dos seus pneus ter rebentado. Ele foi embater numa viatura antes de ir parar à faixa de rodagem contrária e de colidir com outro autocarro", disse o coronel Ardeshir Jamshidi-rad, indicando que os dois autocarros se incendiaram de imediato.

Este foi o acidente mais grave dos últimos anos nas estradas do Irão.

As estradas iranianas integram a lista das mais perigosas do mundo. Na década de 1990 existiam cerca de 28 mil mortos por ano, para um parque automóvel estimado em quatro milhões de viaturas.

Ao longo dos últimos dois anos, o número de vítimas mortais em acidentes rodoviários caiu para cerca de 20 mil ao ano para um parque automóvel que já ultrapassou os 17 milhões de veículos.

A forte presença policial nas estradas e o aumento das multas figuram como dois fatores que podem explicar a melhoria do comportamento por parte dos condutores no Irão.

DM // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.