Jovem manifestante morto em confrontos com a polícia na Turquia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ancara, 10 set (Lusa) -- Um homem de 22 anos foi morto, na noite de segunda-feira, na sequência de confrontos com a polícia, no sul da Turquia, noticia hoje a agência noticiosa turca.

Ahmet Atakan morreu depois de ter sido atingido na cabeça por uma granada de gás lacrimogéneo durante confrontos entre a polícia e manifestantes na cidade de Antakya, no sudoeste do país, perto da fronteira síria, indicou a agência Dogan.

Em Instambul também foram registados confrontos, com a polícia a recorrer ao uso de gás lacrimogéneo e a canhões de água para dispersar os manifestantes, na sua maioria membros de grupos de extrema-esquerda usando máscaras, os quais atiraram pedras e 'cocktails' Molotov e ergueram barricadas.

Os manifestantes reuniram-se para expressar o seu apoio a Berkin Elvan, um adolescente de 14 anos, que ficou em coma, depois de ter sido atingido por uma granada de gás lacrimogéneo quando saiu de casa dos pais para comprar pão, em Istambul, em junho, altura em que manifestações antigovernamentais massivas tomaram conta da cidade.

Desde os protestos de junho contra o Governo do primeiro-ministro turco, Recept Tayyip Erdogan, manifestações ou atos de revolta ocorrem ocasionalmente um pouco por todo o país.

DM // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.