Preços do petróleo em queda na Ásia com diminuição de receio de ataque à Síria

Preços do petróleo em queda na Ásia com diminuição de receio de ataque à Síria
| Mundo
Porto Canal

Os preços do petróleo mergulharam hoje na Ásia, com a diminuição do receio de um possível ataque norte-americano à Síria depois de Washington ter mostrado abertura a um plano russo para acabar com as armas químicas de Damasco.

O preço do barril de 'light sweet crude', para entrega em outubro, que, na sexta-feira atingiu o valor mais elevado dos últimos dois anos, estava a cair 90 cêntimos para 108,62 dólares a meio da manhã, enquanto o de Brent do Mar do Norte, para entrega na mesma altura, cedia 83 cêntimos para 112,89 dólares.

Na segunda-feira a Rússia pediu à Síria para disponibilizar ao controlo internacional as suas armas químicas para que fossem destruídas, num processo que visa evitar um ataque norte-americano contra o país.

A proposta foi recebida com satisfação pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, que classificou a ação como um "avanço significativo" embora não coloque de parte a opção da intervenção militar.

Os preços do mercado internacional estão a cair depois de, em agosto, terem atingido um pico de alta devido à possibilidade de um ataque à Síria.

O clima na região tem também permitido que a Líbia recupere os seus níveis de produção e de exportação que caiu mais de 70 % em agosto devido a manifestações por salários em atraso.

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.