Procurador e juiz da ‘operação marquês’ repetem medida chumbada há cinco anos

Procurador e juiz da ‘operação marquês’ repetem medida chumbada há cinco anos
| Política
Porto Canal (CYO)

O procurador Rosário Teixeira e o juiz Carlos Alexandre impuseram o segredo de justiça como medida cautelar no caso Sócrates, mas a medida foi chumbada. O mesmo já se tinha passado há cinco anos no caso do BPN.

Há cinco anos atrás, o procurador Rosário Teixeira e o juiz Carlos Alexandre justificaram a manutenção do segredo de justiça como “medida cautelar” num processo ligado ao BPN que envolvia o empresário Ricardo Oliveira e o antigo ministro da Saúde Arlindo Carvalho por suspeitas de burla. Em Março de 2010, o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) considerou que tal procedimento era ilegal podendo-se ler no acórdão que o juiz de instrução actuou "sem base legal para a exceção que consagra que os autos se mantenham em segredo de justiça por um período transitório, até ser proferido um ulterior despacho".

Cinco anos depois, Rosário Teixeira e Carlos Alexandre, agora no caso da Operação Marquês, voltaram a aplicar a mesma medida e o resultado acabou por ser o mesmo. Em Abril de 2015, o procurador promoveu junto de Carlos Alexandre uma prorrogação do segredo de justiça como medida cautelar. O juiz concordou com os argumentos apresentados pelo procurador e decidiu que os arguidos não teriam acesso aos autos, repetindo-se a mesma situação de há cinco anos atrás.

O Diário de Notícias revelou ter questionado a Procuradoria-Geral da República para saber qual o motivo que levou o procurador a usar um expediente que já tinha sido considerado “ilegal” em 2010, mas não obteve resposta. A defesa de José Sócrates ainda está a espera de ter acesso ao processo.

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".