Tribunal de Braga julga jovem acusado de matar à facada padrinho aristocrata

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 09 set (Lusa) - O Tribunal de Braga começa na terça-feira a julgar um jovem de 21 anos acusado de, em outubro de 2012, ter matado com 27 facadas o padrinho, um aristocrata daquela cidade.

O arguido responde por homicídio qualificado, um crime cuja pena pode ir até aos 25 anos de prisão.

A vítima, Gaspar Roby, de 69 anos, era um dos quatro filhos da condessa de Infias, Braga.

Segundo a acusação, deduzida pelo Ministério Público (MP), Gaspar Roby e a mulher eram padrinhos do arguido e acolheram-no quando ele tinha apenas 2 anos e oito meses.

Fizeram-no a pedido da Segurança Social, dado "os respetivos progenitores se encontrarem incapacitados de lhe prestar os cuidados necessários ao seu desenvolvimento saudável e harmonioso".

"Desde então, passaram a tratá-lo como se seu filho fosse", acrescenta a acusação.

Anos antes do crime, o arguido começou a consumir produtos estupefacientes, em cuja compra gastava o pouco dinheiro que ia conseguindo com os "biscates" que fazia na montagem de portas automáticas.

A situação gerou "insatisfação" no casal que, entretanto, começara a passar dificuldades económicas e que, por isso, queria que o afilhado contribuísse para as despesas da casa.

As discussões foram sendo cada vez mais frequentes, sobretudo com a madrinha, mas a 26 de outubro de 2012, pelas 19:00, a discussão, fatal, seria com o padrinho, no apartamento onde viviam, na cidade de Braga.

O jovem terá pegado numa faca com uma lâmina de oito centímetros, em aço, e atacado o padrinho pelas costas, tapando-lhe a boca com uma mão, enquanto com a outra desferiu vários golpes.

A vítima foi transportada ao hospital, ainda com vida, mas viria a morrer às 00:50 do dia seguinte, no decurso de uma operação a que estava a ser submetido.

Segundo a acusação, a discussão fatal terá resultado do facto do jovem ter recebido 80 euros de uns biscates que fizera e não querer partilhar o dinheiro com a família, na altura a viver em grandes dificuldades financeiras.

O advogado de defesa, Nuno Godinho, já pediu uma perícia às faculdades mentais do arguido, para aferir da eventual inimputabilidade ou da imputabilidade reduzida.

 

VCP // JGJ

 

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.