Parcómetros pagos pos telemóvel a partir de hoje em Gaia

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 09 set (Lusa) -- O concelho de Gaia foi hoje palco do lançamento ibérico de um sistema de pagamento de parcómetros por telemóvel, que permite prolongar o período de estacionamento à distância ou interromper o serviço para pagar apenas o tempo utilizado.

"EOS Parking" é o nome da aplicação disponível nos sistemas operativos Apple ou Android que permite aceder, já a partir de hoje, ao sistema que simplifica a gestão do estacionamento pago na via pública de Gaia, desenvolvido pela Maksu Services, explicou João Caetano Dias, responsável da empresa, em conferência de imprensa do Edifício da Presidência do concelho.

"Permite pagar o estacionamento através de smartphone, iphone ou webmobile sem recurso a moedas e précarregamentos. O utilizador seleciona a duração de aparcamento mas pode a qualquer momento alargar o período de estacionamento. Se chegar antes do previsto pode interromper o estacionamento e pagar apenas o tempo utilizado", descreveu João Caetano Dias.

O primeiro passo para aceder ao sistema é descarregar a aplicação, no portal no portal eosparking.pt ou "no próprio parquímetro" e associar-lhe um cartão de crédito.

"A informação fica guardada na Caixa Geral de Depósitos e os procedimentos são feitos pela SIBS [empresa que gere o processamento de pagamentos eletrónicos]. Não temos acesso a essa informação", observa o responsável, explicando que "de duas em duas semanas" chegará "uma fatura para pagamento único" de todas as utilizações.

Por agora, o sistema exclui a zona da Serra do Pilar, a única que não está concessionada à empresa ParqueGil, mas João Caetano Dias espera alargar o método a todo o concelho.

A intenção é, também, que o sistema esteja acessível por SMS e voz e que permita "o pagamento do estacionamento em parques e a diferenciação de políticas tarifárias", bem como "políticas para comerciantes ou pré-pagamento para dias específicos".

"Hoje é o lançamento em Portugal, em Gaia. Em outubro será em Espanha, em Palma de Maiorca. Tínhamos já um outro sistema, menos desenvolvido, em cinco cidades espanholas. Este permite muito mais do que pagar um parcómetro. Por exemplo fatura única e gestão de frotas", descreveu o responsável em declarações aos jornalistas.

De acordo com João Caetano Dias, a Maksu Services é uma empresa criada "pelo maior operador ibérico de estacionamentos, que opera em 125 cidades de Portugal e Espanha".

Mercês Ferreira, a vereadora da Câmara de Gaia responsável pelo setor, destacou o "pioneirismo e empenho" do município e a "perseverança para inovar" com o objetivo de "melhorar a qualidade de vida" no concelho.

"É um projeto pioneiro em Portugal. É a cereja no topo do bolo depois de décadas a melhorar a rede viária e a mobilidade. Só temos a ganhar com isto", frisou.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).