População de S. Pedro do Sul coberta com médico família -- ministro da Saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

S. Pedro do Sul, 09 set (Lusa) - O ministro da Saúde, Paulo Macedo, assegurou hoje que toda a população do concelho de S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu, dispõe já de médico de medicina geral e familiar.

"No concelho de S. Pedro do Sul há uma adequação do número de médicos para a população. O que é preciso é que isto aconteça no resto do país", disse o governante no final da inauguração do novo Centro de Saúde de S. Pedro do Sul.

Paulo Macedo destacou, na ocasião, o valor do investimento, que acontece numa altura em que há um condicionamento claro devido à situação de emergência nacional.

"Além dos 2,5 milhões de euros que custou a obra diretamente, ainda houve o investimento na parte do terreno e das outras infraestruturas todas", apontou.

Ao todo, foram gastos mais de três milhões de euros na construção do Centro de Saúde de S. Pedro do Sul, com urgência básica, para o qual a Câmara municipal local doou o terreno há mais de dez anos.

O Centro de Saúde de S. Pedro do Sul serve perto de 17 mil utentes e conta com 40 profissionais de saúde.

No piso 1 do novo edifício situa-se a administração, a Unidade de Saúde Pública, o Gabinete do Utente, os apoios gerais e área técnica.

No piso 0 localiza-se a zona de acesso, receção e espera, a zona de tratamentos e consultas divididas em dois grupos funcionais idênticos e o Serviço de Urgência Básica (SUB).

O novo equipamento integra o Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões da Administração Regional de Saúde do Centro e foi financiado através do Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro.

CMM // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.