Rui Rio diz que "lei é igual para todos", grafiters não são exceção

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 28 mai (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto afirmou hoje que "a lei tem que ser igual para todos", justificando assim a "limpeza" de todos os grafitos na cidade, contestada pela oposição socialista.

"A lei tem que ser igual para todos e se quiser mudar a cor da fachada de sua casa tem que meter uma licença à Câmara", afirmou Rio, em resposta à vereadora do PS Manuela Monteiro.

Em reunião pública do executivo, a vereadora do PS classificou a atitude da autarquia como uma "intervenção cega", afirmando ser necessário distinguir "o que é vandalismo daquilo que são pinturas produzidas por artistas".

"Certo é que aconteceu o que não devia ter acontecido", sublinhou Manuela Monteiro, criticando o facto de grafitos de "artistas reconhecidos" terem sido "pintados de amarelo ou cinzento" por funcionários da Câmara.

Rui Rio disse que "não pode haver arrogância que roça a estupidez", criticando os artistas que pensam "eu quero, posso e pinto como quero".

Apontando o exemplo de grafitos num muro que "tapa um baldio" em frente à escola Filipa de Vilhena, Manuela Monteiro criticou o pôr fim ao que considerou serem "expressões de arte urbana num local descaracterizado que não tinha problema nenhum".

Rio admitiu existir diferenças "entre uma parede suja e vandalizada, como é o caso de cerca de 90% das paredes do Porto", e uma obra de arte. Contudo, defendeu que "quem pinta muros" não pode ter um estatuto diferente e deve por isso pedir autorização à autarquia para o fazer.

"Não têm direito de passar por cima das instituições", frisou o autarca.

O vereador da maioria PSD/CDS-PP Manuel Gonçalves afirmou que, até ao momento, não recebeu de ninguém um pedido de reunião para discutir a pintura de paredes.

Adiantou ainda que a limpeza dos grafitos está a ser é feita rua a rua.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.