UE/Droga: Agência europeia pede mais investimento em tratamento e reinserção social

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mai (Lusa) - O tratamento de toxicodependentes na Europa atingiu níveis recorde, mas é preciso investir em novas intervenções e na reinserção social, defende a agência europeia de controlo das drogas num relatório hoje divulgado.

No Relatório Europeu sobre Drogas 2013, a que a Lusa teve acesso, a agência europeia de informação sobre droga (EMCDDA - Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, na antiga sigla designação em português) alerta para a necessidade de investir mais em políticas de saúde dirigidas aos toxicodependentes, sobretudo para tratar a hepatite C e prevenir as 'overdoses'.

Para os responsáveis do relatório, "o tratamento da toxicodependência será, provavelmente, uma opção política eficaz em termos de custos, mesmo em tempos de austeridade económica".

O EMCDDA estima que pelo menos 1,2 milhões de europeus tenham recebido tratamento por consumo de drogas ilícitas em 2011, sendo que os consumidores de opiáceos constituem o maior grupo em tratamento, seguido pelos consumidores de canábis e os de cocaína.

"Com a Europa ainda a enfrentar um crescimento económico negativo, um aumento das taxas de desemprego e de cortes na despesa pública, existe o risco dos orçamentos disponibilizados para a saúde, a manutenção da ordem pública e as medidas de segurança serem afetados", sublinhou o presidente do Observatório Europeu para as Drogas, João Goulão, citado no documento.

Segundo acrescentou, a agência tem recebido relatórios "de vários países europeus sobre cortes efetuados em serviços relacionados com as drogas", mas "é necessário reforçar a mensagem de que o tratamento da toxicodependência continua a ser a opção mais eficaz em termos de custos, mesmo em tempos económicos difíceis".

Para a agência europeia, sediada em Lisboa, negligenciar as necessidades sociais dos consumidores de droga pode comprometer as suas possibilidades de recuperação a longo prazo.

Segundo o EMCDDA, todos os países referem atualmente a existência de serviços de reintegração social, o que "pode ajudar a melhorar as competências sociais, a promover a educação e a empregabilidade e a dar resposta às necessidades de habitação", mas os níveis de oferta são, em geral, "insuficientes".

Dos utentes que iniciaram o tratamento especializado da toxicodependência, cerca de metade (47%) estavam desempregados, e quase um em cada dez (9%) não tinham uma casa estável.

O este grupo caracteriza-se também por um baixo índice de escolaridade, tendo 36% completado apenas o ensino básico.

A entidade adverte ainda para uma lacuna no que se refere à continuidade do tratamento de toxicodependência os reclusos entre a comunidade e a prisão.

O relatório anual do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência foi, este ano, divulgado seis meses antes da data habitual, numa nova estratégia orientada para um aumento da rapidez e da eficácia, disse uma responsável daquela organização.

O documento, que este anos faz um o panorama promenorizado das drogas e da toxicodependência nos países da União Europeia, na Noruega, Croácia e Turquia, é normalmente divulgado em novembro, mas o Observatório decidiu dar preferência a uma informação mais atual temporalmente.

PMC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.