Maior centro escolar de Leiria, de 4,2 ME, vai acolher 600 crianças

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 21 set (Lusa) -- O maior centro escolar do concelho de Leiria, investimento de 4,2 milhões de euros projetado para a União das Freguesias de Marrazes e Barosa, vai ter capacidade para 600 crianças, disse hoje à agência Lusa fonte da autarquia.

Segundo a vereadora com o pelouro da Educação, Anabela Graça, o futuro centro escolar vai ter 16 salas para o 1.º ciclo e mais oito salas para a educação pré-escolar, para 400 e 200 crianças, respetivamente, tendo o município obtido parecer favorável do Ministério da Educação e Ciência.

"Foi aberto procedimento para o concurso de projeto de especialidades" e a obra será submetida a financiamento do Portugal 2020, afirmou Anabela Graça.

A vereadora explicou que no futuro centro escolar -- o sétimo do concelho -- passam a estar integrados os jardins-de-infância de Outeiros de Gândara, Janardo, Bairro das Almuinhas e n.º 2 de Marrazes, além da escola básica n.º 1 de Marrazes.

Com esta obra, as escolas do 1.º ciclo de Gândara dos Olivais, Sismaria da Gândara, Marinheiros, Quinta do Alçada e Pinheiros passarão a regime normal.

"O novo centro escolar dos Marrazes vai permitir eliminar o desdobramento de horário nas restantes escolas do 1.º ciclo, pelo que a proveniência dos seus futuros alunos é, sobretudo, do resultado desta medida", esclareceu Anabela Graça.

Além deste investimento, a Câmara de Leiria, presidida por Raul Castro, prevê também no próximo ano requalificar, ampliar e apetrechar quatro escolas do 1.º ciclo -- Bajouca, Bidoeira de Cima, Caxieira e Machados -, sendo o investimento total previsto de 1,8 milhões de euros.

A vereadora referiu que neste momento estão a ser elaborados os projetos de arquitetura para estas obras que vão ser, igualmente, objeto de candidatura ao Portugal 2020, garantindo que até ao final do mandato, em 2017, vai continuar a estratégia "ao nível da manutenção dos estabelecimentos escolares", com pintura, adaptação e beneficiação dos edifícios, dotação e embelezamento dos espaços exteriores, construção de refeitórios, intervenções ao nível da segurança e climatização das instalações.

Antes, até dezembro, a autarquia vai dar por concluído o processo de remoção de coberturas de fibrocimento nas 12 escolas do concelho nesta situação.

Leiria tem atualmente seis centros escolares: Monte Redondo, Coimbrão, Dr. Correia Mateus (Leiria), Barreira, Parceiros e Maceira. Estes três últimos, que custaram 4,5 milhões de euros, abriram na sexta-feira e vão ser inaugurados na quarta e na quinta-feira.

"Com a construção de novos centros escolares é possível melhorar a qualidade da escola em termos de espaços físicos e das suas práticas pedagógicas", considera a vereadora, convicta de que é possível "elevar o bem-estar de alunos e professores ao nível do conforto e ambiente de trabalho" e "criar condições de excelência para o desenvolvimento de um trabalho em equipa entre professores".

Por outro lado, realçou Anabela Graça, estes investimentos permitem "oferecer atividades diversificadas aos alunos, passíveis de se realizarem em espaços próprios como sucede nos recintos adequados à prática desportiva".

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados