Candidato PSD/CDS a Gaia promete 5,5ME para segurança e proteção civil

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 06 set (Lusa) - O candidato PSD/CDS-PP à Câmara de Gaia, Carlos Abreu Amorim, disse hoje que "estima" gastar cerca de 5,5 milhões de euros em segurança e proteção civil, destacando a reabilitação do Palácio da Fervença para acolher a Polícia Municipal.

Numa apresentação em que foram enumeradas medidas dedicadas aos bombeiros sapadores e voluntários, bem como polícias desde a Municipal (PM), à de Segurança Pública (PSP), passando pela Guarda Nacional Republicana (GNR), Carlos Abreu Amorim disse, à agência Lusa, que o seu "balanço global em gastos nestas matérias" ronda os 5,5 milhões de euros.

"É uma estimativa porque algumas destas medidas vão depender de fundos comunitários. Mas posso avançar com a promessa de que a vinda da PM para o centro, através da reabilitação de um edifício nobre situado na zona histórica, o Palácio da Fervença, será uma realidade mesmo sem candidatura. Esta é uma promessa prioritária", disse o candidato, estimando só nesta medida gastar um milhão de euros.

Carlos Abreu Amorim anunciou, também, que pretende criar um Posto Avançado de Prevenção no Centro Histórico de Gaia, o que poderá "permitir que sejam adaptadas algumas estruturas desta zona para que os bombeiros possam operar nas melhores condições possíveis".

Reforçar as ações e campanhas de divulgação pública sobre medidas preventivas, reforço de efetivos nos sapadores, renovação "em quatro anos" da frota desta companhia profissional e manter o programa atual de vigilância florestal que envolve "dezenas de desempregados sinalizados pelo Centro de Emprego em parceria com a Câmara Municipal", foram outras das medidas apontadas.

Atualmente estão a decorrer obras no quartel de bombeiros voluntários dos Carvalhos, bem como nas esquadras de Canidelo e Valadares. Carlos Abreu Amorim vincou que estes são projetos para concluir de acordo com "o apoio acordado" pela autarquia atual e fazendo "pressão" junto do Ministério da Administração Interna (MAI) "se necessário".

A coligação quer, ainda, atualizar o seguro já existente para todos os bombeiros, profissionais e voluntários.

Outra convicção da candidatura "Gaia na frente" é a de que a "população precisa de um quartel da GNR em Arcozelo, "um projeto antigo que servirá muitas freguesias". Esta reivindicação, a par de dar novas instalações à GNR de Canelas e reabilitar as dos Carvalhos, vai ser feita ao MAI.

Abreu Amorim falou ainda do projeto "Encostas do Douro", sobre o passeio fluvial de Gaia, para anunciar que quer "modificar a parte que ainda não está concluída e cujos concursos ainda não foram submetidos", reabilitando quatro areinhos (espécie de praias fluviais) a fim de os dotar de "um esquema de segurança eficaz". São eles: Arnelas, Avintes, Crestuma e Oliveira do Douro.

Para além de Carlos Abreu Amorim, concorrem à Câmara de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

PYT // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.