Resolução sobre ajudas em concelhos mais afetados desagrada a Mogadouro

| Norte
Porto Canal / Agências

Mogadouro, 06 set (Lusa) - O presidente da Câmara de Mogadouro (PSD) disse hoje que discorda da resolução tomada em Conselho de Ministros autorizando oito municípios afetados pelos incêndios a recorrerem ao Fundo de Emergência Municipal e a ultrapassarem os limites de endividamento.

Moraes Machado entende que a resolução faz com que sejam os municípios a pagar os prejuízos causados pelas chamas e não Governo.

"Trata-se de um problema nacional e cabe ao Governo a sua resolução", sublinhou Moraes Machado, explicando o contributo que o município já deu, logo dos dias imediatos ao grande incêndio que afetou este e mais três concelhos vizinhos, disponibilizando forragens para animais que habitualmente pastoreavam nas zonas queimadas.

O Governo aprovou uma resolução que autoriza oito municípios afetados pelos incêndios ocorridos na serra do Caramulo e em Picões a recorrer ao Fundo de Emergência Municipal e a ultrapassarem os seus limites de endividamento.

"Se o Governo quer pagar, não poderá ser à custa do endividamento das autarquias. Não sei a se medida anunciada servirá para o concelho de Mogadouro", frisou Moraes Machado.

Dados oficiais indicam que as chamas consumiram uma área de 14.912 hectares, tendo ameaçado várias populações dos concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.

Segundo um relatório preliminar, só na área agrícola os prejuízos rondam os três a quatro milhões de euros nos quatro concelhos afetados pelo fogo.

O Conselho de Ministros aprovou "uma resolução que reconhece as condições excecionais dos incêndios ocorridos na serra do Caramulo e em Picões, habilitando assim os municípios de Tondela, Oliveira de Frades, Águeda e Vouzela e os municípios de Alfandega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta a recorrer ao Fundo de Emergência Municipal e a ultrapassar os seus limites de endividamento líquido e de endividamento de médio e longo prazos".

Os limites de endividamento poderão ser ultrapassados por estes municípios "desde que o empréstimo contraído se destine ao financiamento das obras necessárias à reposição do potencial produtivo agrícola e florestal e das infraestruturas e equipamentos municipais".

Esta resolução foi aprovada por proposta da comissão interministerial coordenada pelo secretário de Estado da Administração Local, que declarou os incêndios da serra do Caramulo e Picões como "de grande dimensão e gravidade, com elevado impacte na vida social e económica nas populações das regiões afetadas, sendo aplicáveis as medidas da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2012", de há cerca de um ano.

FYP (IEL) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.