Paulo Rangel (PSD) apela a aperfeiçoamento da lei com "redação à prova de bala"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 set (Lusa) - O eurodeputado do PSD Paulo Rangel admitiu hoje discordar da decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre a limitação de mandatos e apelou ao aperfeiçoamento da lei, agora com "uma redação à prova de bala".

"Acho uma decisão respeitável, natural e também compreendo que, nesta fase do processo eleitoral, uma outra intervenção de outro tipo do tribunal seria uma intervenção bastante mais difícil de sustentar", afirmou o eurodeputado social-democrata, um dos principais redatores do diploma de limitação dos presidentes dos órgãos executivos das autarquias locais.

Num comentário à decisão do TC de permitir que os presidentes de câmara que já tenham exercido três mandatos consecutivos possam ser candidatos noutro município nas eleições autárquicas de 29 de setembro, Paulo Rangel recordou que a questão sobre se a limitação era absoluta ou apenas territorial levantou-se apenas cinco ou seis anos após a a aprovação da lei.

"Até aí toda a gente entendia pacificamente que era absoluta", disse.

Contudo, acrescentou "tendo-se levantado essa dúvida", aquilo que seria expetável era que o problema tivesse sido resolvido pelo legislador.

"Como os partidos da Assembleia da República não foram capazes de o fazer, apesar de insistentes pedidos de muita gente, entre os quais me conto, a questão acabou por ter que se decidir nos tribunais. Embora do meu ponto de vista se fosse devidamente interpretada apontasse para uma limitação absoluta, a chamada limitação funcional, a verdade é que suscitava dúvidas", referiu.

Desta forma, continuou, o TC acabou por ter se de pronunciar e decidiu, "sem grande surpresa", centrar-se na ideia que tratando-se de uma lei restritiva de direitos fundamentais ela devia ser objeto de "uma interpretação minimalista" para otimizar o gozo de direitos fundamentais.

Insistindo que em seu entender essa é "uma perspetiva errada", Paulo Rangel reconheceu, contudo, que a poucas semanas das eleições o tribunal não tivesse querido interferir no processo político e "fizesse uma espécie de auto-contenção na interpretação".

Paulo Rangel deixou ainda um apelo para o aperfeiçoamento da lei e o esclarecimento "de uma vez por todas que a limitação deve ser extra-territorial e não apenas territorial".

"Devíamos revisitar este tema e olhar para o princípio da renovação de mandato porque me parece perfeitamente justo que alguém que já exerceu um cargo 12 anos possa ter um pousio de quatro anos e depois regressar se assim entender e dar oportunidade aos outros, parece-me uma regra elementar em democracia que não restringe nenhum direito de forma insuportável, que não limita as pessoas", defendeu, falando na necessidade de encontrar "uma redação à prova de bala" para o diploma.

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu hoje que os presidentes de câmara que já tenham exercido três mandatos consecutivos podem ser candidatos noutro município nas eleições autárquicas de 29 de setembro.

Com esta decisão - votada favoravelmente por seis juízes e contra por uma -, ficam resolvidas as dúvidas legais quanto a 11 candidaturas.

Avançam, assim, as candidaturas de Fernando Seara (PSD/CDS-PP/MPT) em Lisboa, Carlos Pinto Sá (CDU) à Câmara de Évora, João Rocha (CDU) à câmara de Beja, José Estevens (PSD) à câmara de Tavira, Luís Filipe Menezes (PSD) à câmara do Porto, Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP) à câmara da Guarda.

A lista de 11 candidatos completa-se com Fernando Costa (PSD/MPT/PPM), candidato à câmara de Loures, Francisco Amaral (PSD) à câmara de Castro Marim pelo PSD, Jorge Pulido Valente (PS) à câmara de Beja, Vítor Proença (CDU) à Câmara de Alcácer do Sal, e José Ribau Esteves (PSD/CDS-PP) à câmara de Aveiro.

 

VAM // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".