Mais de 300 pessoas de Arouca esperadas quarta-feira em manifestação na ARS/Norte

| Norte
Porto Canal / Agências

Arouca, 28 mai (lusa) - Mais de trezentas pessoas deverão participar na quarta-feira, junto à Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, numa manifestação contra a degradação do serviço prestado em Arouca e para exigir mais médicos para atendimento, disse hoje fonte autárquica.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Arouca revelou que para a manifestação no Porto está prevista a deslocação de "seis autocarros cheios e várias viaturas particulares, o que dará certamente mais de 300 pessoas na iniciativa".

O objetivo de José Artur Neves é demonstrar à ARS que é "inadmissível ter em Arouca um Centro de Saúde com apenas cinco médicos para 17.000 utentes", o que representa uma taxa de cobertura de apenas 37% da população do município.

Realçando que a situação já "vem de longa data", o autarca admite que anteriormente o problema "não se fazia sentir tanto porque quem dirigia o serviço assegurava uma flexibilidade de horário que permitia que os profissionais de serviço pudessem atender também os utentes sem médicos de família atribuído".

A nova direção deixou, contudo, de assegurar essa flexibilidade, pelo que José Artur Neves garante agora que "as pessoas estão desesperadas e até começaram a pedir ajuda à Câmara, porque algumas delas são doentes crónicas, precisam de medicação continuada e não têm quem lhes passe receitas".

O descontentamento da comunidade já ficou expresso esta segunda-feira numa manifestação que concentrou centenas de populares junto ao Centro de Saúde de Arouca. Idêntica ação está anunciada para quarta-feira, com a população a sair do centro da vila por volta das 08:30, para se concentrar a partir das 10:00 em frente à ARS Norte, onde deverá permanecer até à hora de almoço.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Homem de 70 anos morre em despiste de trator agrícola em Viseu

Um idoso com cerca de 70 anos morreu esta terça-feira na sequência do despiste de um trator agrícola em Pindo, no concelho de Penalva do Castelo, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões.

Primeiro comboio a hidrogénio em Portugal conclui fase de testes com sucesso

O novo comboio a hidrogénio H2 concluiu com sucesso os testes em Portugal, tornando-se no primeiro comboio a hidrogénio a circular em território Nacional, avança a Infraestruturas de Portugal (IP) através das redes sociais.