Nova lei do preço do livro proíbe descontos acima de 20%

Nova lei do preço do livro proíbe descontos acima de 20%
| País
Porto Canal (LYV)

Uma nova lei do preço fixo do livro prevê regras mais específicas e detalhadas sobre os descontos a praticar pelas livrarias e estabelecimento de venda a retalho. Esta nova legislação entrará em vigor em Outubro. 

Em Outubro entrará em vigor uma nova legislação relativamente à fixação de preços sob livros. O decreto de lei, que foi aprovado pelo Governo em Junho e entrará em vigor em meados de Outubro, obriga os livreiros a cumprir quando determinam o preço de um livro e quando promovem descontos, sobretudo sobre obras publicadas há menos de 18 meses.

A mesma lei prevê que as livrarias disponham de apenas 25 dias para fazerem descontos até 20 por cento em livros que tenham sido publicados há menos de 18 meses.

Jorge Barreto Xavier, o secretário de Estado da Cultura, declarou em Maio que esta atualização da lei pretende defender pequenos e médios livreiros e distribuidores, para combater a grande concentração comercial e estratégias que contornem a lei, como campanhas de descontos de natal que alegadamente violavam a lei do preço fixo do livro.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados