Candidato PS a Vila Real garante que baixará o preço da água

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 06 set (Lusa) -- O candidato do PS à Câmara de Vila Real, Rui Santos, garantiu hoje que, se for eleito no próximo dia 29, irá baixar o preço da água neste concelho de Trás-os-Montes.

No próximo ano, disse em conferência de imprensa, o PS não irá aumentar o preço da água, saneamento e resíduos, mantendo as tarifas atuais e, a partir do segundo ano e até ao final do mandato, irá baixar os preços praticados para "níveis mais aceitáveis".

O socialista explicou que, numa primeira fase, irá diminuir as perdas na rede evitando, assim, pagar uma grande quantidade de água que é comprada e paga às Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATAMD), mas que nunca chega aos consumidores finais, através da modernização da atual rede de distribuição de água e recolha de saneamento.

Além disso, o PS compromete-se a implementar uma cultura de gestão financeira "rigorosa e criteriosa" no setor da água porque entende que a sua gestão tem sido "altamente deficiente".

Rever os contratos celebrados com os fornecedores do Município de Vila Real nesse setor e, se necessário, promover a sua revisão e renegociação é outro dos objetivos do candidato socialista.

Rui Santos pretende ainda aproveitar a dimensão da Empresa Municipal de Águas e Resíduos (EMAR) de Vila Real, no que diz respeito aos seus recursos humanos e materiais, para prestar serviços aos municípios vizinhos.

Atualmente, considerou o candidato do PS, os serviços de fornecimento de água, recolha de saneamento e de resíduos são prestados aos habitantes de forma "ineficiente e cara" e isso reflete-se nos preços praticados e nos valores cobrados às famílias e empresas do concelho.

"Para uma família padrão, com um consumo médio mensal de 10 metros cúbicos, o preço médio no distrito dos serviços de água, saneamento e resíduos é de 16,5 euros. Em Vila Real, pelos mesmos serviços, serão pagos 31 euros", explicou Rui Santos.

Na sua opinião, a autarquia liderada pelo social-democrata Manuel Martins, que não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos, tem um preço de água elevado por "laxismo, alguma incompetência e caminho errado na definição de políticas".

"Sempre considerámos inexplicável que Vila Real se destacasse no panorama nacional como um dos concelhos em que estes serviços básicos são mais caros", afirmou o socialista.

Vila Real, entendeu, não tem um nível de desenvolvimento ou pujança económica que justifique que se exijam valores tão elevados na fatura de água e saneamento.

E, acrescentou, "o facto de Vila Real surgir, consecutivamente, nos lugares cimeiros dos rankings dos concelhos em que este serviço é mais caro, é um fator de diminuição de atractibilidade para famílias e empresas".

Além de Rui Santos (PS), às eleições autárquicas em Vila Real concorrem António Carvalho (PSD), Jorge Pinho (CDS-PP), Júlia Violante (CDU) e Rui Cortes (BE).

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.