Candidato CDS-PP/MPT quer transformar Viana na capital da floresta

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 06 set (Lusa) - O candidato do CDS-PP/MPT à Câmara de Viana do Castelo, Carlos Meira, apresentou hoje 13 medidas para promover a agricultura e transformar o concelho na capital da floresta.

Uma dessas medidas prevê a implementação de dois parques florestais em cada uma das margens do rio Lima. Serviriam, explicou o candidato, de "exemplo" sobre "como gerir uma floresta", atraindo turistas nacionais e estrangeiros.

"Nestes parques teríamos turismo ambiental e florestal, criando também casas de madeira para os turistas dormirem, para rentabilizar estes espaços. Poderíamos transformar Viana do Castelo na capital portuguesa da floresta", afirmou à Lusa Carlos Meira, arquiteto paisagista de formação.

O cabeça-de-lista, de 28 anos e que lidera a coligação formada entre CDS-PP e MPT à Câmara de Viana do Castelo, falava à margem de uma visita a um produtor agrícola em Santa Marta de Portuzelo, onde apresentou 13 medidas para promover uma "reforma intensa no setor da agricultura e da floresta" do concelho.

"São medidas decisivas para revitalizar e desenvolver o potencial económico e turístico de Viana do Castelo. A estratégia passa pela desburocratização e simplificação dos processos referentes às empresas ligadas aos setores agrícolas e florestais", apontou Carlos Meira.

A criação de hortas urbanas e de uma bolsa de terras, mas também a conclusão do emparcelamento de terras agrícolas no concelho, são outras medidas igualmente defendidas. Assim como a implementação de um gabinete de apoio aos novos e jovens agricultores ou a instituição de protocolos com associações agrícolas e cooperativas.

Entre as prioridades do CDS-PP/MPT constam ainda a "facilitação" do licenciamento camarário agropecuário, a instituição de uma feira agrícola e florestal anual e o apoio à criação de uma cooperativa de produtores florestais.

"Esta cooperativa seria uma forma de juntar todos os produtores e proprietários florestais para conseguirem negociar melhor a venda de madeira e produtos florestais a madeireiros e outras empresas", sublinhou Carlos Meira.

É também é defendida a implementação de um mercado mensal do gado, para permitir que os produtores possam "leiloar os seus animais", atraindo outros nacionais e estrangeiros "para compra e venda".

"Prevemos ainda a instalação de uma quinta pedagógica, para escolas e turistas. Nela a Câmara criaria museus ligados à agricultura de Viana do Castelo e das freguesias, explicando a sua história às novas gerações, com os produtos das hortas existentes a serem cedidas a instituições de solidariedade e envolvendo ainda animais raças autóctones nacionais", rematou.

Além também de Carlos Meira (CDS-PP/MPT), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo recandidata-se José Maria Costa (PS). Concorrem também Eduardo Teixeira (PSD), Ilda Figueiredo (CDU), Hélder Pena (PAN) e Maria Hermínia Antunes (PCTP-MRPP).

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.