Fumo dos fogos é altamente perigoso para a saúde pública - estudo

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 06 set (Lusa) - O fumo proveniente dos incêndios florestais é altamente perigoso para a saúde pública, concluiu um estudo da Universidade de Aveiro (UA), que aponta para os malefícios da mistura de gases e partículas emitida pelos fogos.

O estudo foi conduzido pela investigadora Célia Alves no meio das equipas de combate aos fogos florestais, nos verões de 2009 e 2010, nos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda.

"Verificámos que a maior parte da massa das partículas emitidas pelos incêndios é de natureza carbonosa, englobando centenas de compostos orgânicos distintos", disse hoje à Lusa Célia Alves, do grupo de Qualidade de Atmosfera do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da UA.

Entre os compostos detetados nestas partículas encontram-se os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, "de elevado potencial cancerígeno", e vários compostos fenólicos que "têm sido associados a stress oxidativo das células".

Suspensas na atmosfera e espalhadas pelo vento por vastas áreas, o tamanho das partículas garante-lhes uma entrada fácil nas vias respiratórias.

A equipa de Célia Alves chegou a detetar nas proximidades dos incêndios concentrações de 50 mil microgramas de partículas por metro cúbico de ar, quando a legislação para a qualidade do ar estipula um teto de segurança de 50 microgramas por metro cúbico.

A investigadora adianta ainda que para além dos prejuízos para a saúde, o fumo contribui em muito para alterar o clima, nomeadamente através da alteração dos padrões de precipitação, devido à atuação destas partículas na atmosfera, como núcleos de condensação de nuvens.

Para além das partículas, também os gases emitidos pelo fumo proveniente dos incêndios florestais constituem um perigo para a saúde, entre os quais, e "em quantidades apreciáveis", o monóxido de carbono "conhecido pela sua elevada toxicidade".

É também de referir que os óxidos de azotos e os compostos voláteis, depois de emitidos, reagem entre eles na atmosfera e formam um novo poluente perigoso: o ozono, "um oxidante muito forte que ataca as vias respiratórias e provoca danos nas culturas agrícolas".

Célia Alves adianta ainda que "o principal gás emitido pelos incêndios é o dióxido de carbono, o qual é um dos principais gases com efeito de estufa".

JYDN // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".