Norte do continente e Madeira com risco "muito elevado" de exposição a raios UV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mai (Lusa) -- O norte de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O nível "muito alto" abrange parte dos distritos de Leiria, Castelo Branco e Viana do Castelo, as ilhas da Madeira e de Porto Santo e os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Bragança, Vila Real, Porto e Braga.

O IPMA aconselha na sua página na Internet para valores "muito altos" de UV a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta, segundo o IPMA, pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo".

O IPMA prevê para hoje, nas regiões norte de centro de Portugal continental, períodos de céu muito nublado, com a queda de chuva, em geral fraca, até ao início da manhã nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Para hoje, está também prevista a possibilidade de queda de neve acima dos 1.200 metros na região Norte.

Na região sul, o céu irá estar muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do início da tarde. Até ao final da manhã de hoje, estão previstos períodos de chuva fraca ou chuviscos.

As temperaturas irão variar entre os 10 graus de mínima e os 16 de máxima no Porto, entre os 13 e os 18 em Lisboa e os 13 e os 23 em Faro.

JRS // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".