Coreia do Sul desliga mais dois reatores nucleares devido a falsos certificados de qualidade

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 28 mai (Lusa) -- A Coreia do Sul ordenou a paragem de dois reatores nucleares e suspendeu o reinício de atividade de outros dois, após ter descoberto que se utilizaram componentes não homologadas no fabrico, informaram hoje as autoridades de Seul.

A Comissão de Segurança Nuclear da Coreia do Sul indicou que foram 'desligados' os reatores Shin Kori 2 e Shin Wolsong 1, no sudeste do país, após terem sido encontrados certificados de qualidade falsos em algumas das suas peças secundárias, um problema que esteve na origem de polémica no final do ano passado.

Em novembro, o Governo sul-coreano revelou que vários fornecedores disponibilizaram durante anos componentes não homologadas para reatores nucleares, após falsificarem os respetivos certificados de qualidade.

Apesar disso, as autoridades indicaram que tal não representava qualquer problema para a segurança das centrais, embora tenham ordenado na altura a suspensão da atividade de dois reatores até que as componentes fossem substituídas por outras dotadas das devidas homologações.

A Comissão de Segurança Nuclear também adiou hoje o reinício dos reatores Shin Kori 1, previsto para hoje, e Shin Wolsong 2, que é atualmente alvo de uma revisão prévia ao arranque das operações comerciais.

O organismo também assegurou, neste caso, que os reatores retomarão a sua atividade quando tiverem sido substituídas todas as peças não homologadas por outras com as devidas garantias.

A Coreia do Sul conta atualmente com 23 reatores, que produzem cerca de 30 % da energia elétrica consumida, pelo que o encerramento de dois, a par do adiamento da atividade de outros dois, ameaça reduzir de forma significativa as reservas energéticas do país.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.