Portugal disposto a aumentar oferta de acolhimento de refugiados

| Política
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 05 set (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros declarou hoje, no Luxemburgo, que Portugal tem que "fazer um esforço de generosidade" no quadro de solidariedade europeia face à crise migratória, estando disposto a aumentar a oferta de acolhimento de 1.500 refugiados.

Falando à saída de uma reunião informal de chefes de diplomacia da União Europeia, que hoje discutiram a crise migratória, Rui Machete apontou que os Estados-membros "finalmente compreenderam" que a crise humanitária extremamente grave que se está a viver exige "uma atitude francamente de apoio humano", para o qual Portugal está disposto a contribuir de forma generosa, dentro das suas possibilidades, embora seha ainda necessário definit os termos da distribuição de refugiados entre os Estados-membros.

"Nós já tínhamos feito uma oferta de (acolhimento de) 1.500 refugiados e estamos dispostos, dentro das nossas possibilidades, a aumentar esse número, porque o problema humano o exige. Portanto, não vamos limitar-nos a esse número, vamos aceitar um número dentro daquilo que seja a equidade de uma repartição razoável, mas temos que fazer um esforço de generosidade e fá-lo-emos certamente. Aliás, é esse o sentimento do povo português", disse.

ACC // NS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".