Sócrates pode falar livremente com jornalistas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 set (Lusa) - O advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates esclareceu hoje que o seu cliente pode falar com a imprensa quando quiser e que não tem "quaisquer retrições" para responder aos jornalistas.

"Pode falar quando quiser. Não há restrições para falar livremente com a imprensa", afirmou João Araújo, numa conferência de imprensa, num hotel de Lisboa, convocada pela defesa do antigo líder do PS depois de, na sexta-feira, o ex-primeiro ter deixado a prisão de Évora e ficado, por proposta do Ministério Público (MP), em prisão domiciliária, sem pulseira eletrónica.

"Ultrapassaram-se todos os prazos da decência (...) este é um país que está doente, esqueceu a liberdade", afirmou João Araújo, depois de ter considerado a decisão do juiz uma "derrota absoluta da investigação do MP"

O MP "finalmente começa a mostrar o que sempre dissemos: este processo não tem sentido, razão séria, não há factos, não há provas e ao fim de nove meses não há acusação", disse.

Pedro Delile, também advogado de José Sócrates e igualmente presente na conferência de imprensa, disse estar convencido de que o final deste processo será o arquivamento.

"Espero que tenha razões para estar convencido de que não vai haver acusação (..) porque acredito na justiça. Foram dois anos e dois meses de devassa pessoal e profissional da vida do engenheiro Sócrates", afirmou.

José Sócrates voltou a casa na sexta-feira, após nove meses e meio de prisão, no âmbito da chamada "Operação Marquês", embora continue detido, só que agora em prisão domiciliária.

A decisão de alterar as medidas de coação do antigo primeiro-ministro, o único dos arguidos da "Operação Marquês" que ainda estava na cadeia, foi tomada pelo Tribunal da Comarca de Lisboa, na sequência de uma diligência nesse sentido do Ministério Público, e foi tornada pública ao fim da tarde de sexta-feira.

Esta alteração foi considerada "insuficiente" pelo advogado do antigo primeiro-ministro, que já anunciou ir recorrer da decisão.

SO // NS

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.