"Maioria histórica" está ao alcance da coligação PSD/CDS

| Política
Porto Canal com Lusa

Mogadouro, Bragança, 05 set (Lusa) -- A circulação automóvel foi restabelecida na Estrada Nacional 216, distrito de Bragança, depois do despiste de um veículo de combate a incêndios ter cortado o trânsito por volta da 01:00 de hoje, disse fonte da GNR à Lusa.

O trânsito esteve cortado durante várias horas da madrugada, após o despite.

No acidente ficaram feridos os cinco ocupantes do veículo, todos eles operacionais dos Bombeiros Voluntários de Izeda, que seguiam em direção a Freixo de Espada a Cinta para reforçar o combate a um fogo.

Inicialmente tinha sido reportado um balanço de quatro feridos, mas o número foi elevado a cinco, uma vez que o copiloto do autotanque também recebeu assistência.

Os feridos foram transportados para os serviços de urgência básica de Mogadouro.

O acidente, cujo alerta foi dado por volta da 01:00, ocorreu na Estrada Nacional 216, no sentido Ponte de Remondes, Mogadouro, e os bombeiros dirigiam-se para Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, para ajudar no combate a um incêndio, apurou a agência Lusa.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Izeda, Óscar Esménio, em declarações no local à Lusa, o despiste "poderá ter resultado do rebentamento de um pneu".

FV (FYP)// FV.Lusa/fim

Tóquio, 05 set (Lusa) -- A cidade japonesa de Naraha, na região de Fukushima, foi hoje declarada oficialmente habitável, após o levantamento da ordem emitida após o acidente nuclear de 11 de março de 2011.

O regresso da vida a Naraha foi oficialmente assinalado à meia-noite, depois de uma vigília de velas ter ocupado um parque da cidade, segundo informações comunicadas pela autarquia através da sua página de Internet.

Os antigos habitantes (2.694 lares, 7.368 pessoas) tinham até à data o direito de voltar à cidade para preparar o respetivo regresso, mas só a partir de hoje se podem reinstalar totalmente.

Segundo a imprensa japonesa, apenas pouco mais de 10% se terão inscrito para regressar.

As autoridades estimam que o nível de exposição à radioatividade em Naraha, cidade localizada a cerca de 20 quilómetros da central de Fukushima Daiichi, tenha regressado a valores abaixo de 20 millisieverts por ano.

Este nível permite, em teoria, segundo o governo japonês e organismos internacionais, condições para os habitantes lá viverem, ainda que a descontaminação não esteja concluída.

Organizações ecologistas contestam estas conclusões. "O nível de contaminação é variável dentro desta localidade e consoante as casas, o que pode criar tensões entre pessoas", disse recentemente à AFP, Jan Vande Putte, da Greenpeace.

Cerca de 7.000 pessoas trabalham diariamente nos complicados trabalhos de desmantelamento da central e controlo dos resíduos radioativos.

O sismo de magnitude 9 na escala de Richter e consequente tsunami, que devastaram o nordeste do Japão a 11 de março de 2011, deixaram mais de 18 mil mortos e desaparecidos, e causaram na central de Fukushima Daiichi o pior acidente nuclear desde Chernobil (Ucrânia) em 1986.

O primeiro reator nuclear foi reativado no Japão a 11 de agosto, mais de quatro anos depois do acidente na central de Fukushima, que suspendeu a atividade em todas as centrais do país desde setembro de 2013.

FV (DM) // FV.

Lusa/Fim

Budapeste, 05 set (Lusa) -- O primeiro de uma centena de autocarros fretados pelo governo húngaro para conduzir milhares de migrantes à fronteira austríaca hoje ao posto fronteiriço de Hegyeshalom-Nickelsdorf, noticiou a agência oficial húngara MTI.

O autocarro transportava cerca de 50 migrantes recolhidos numa autoestrada por onde seguiam a pé em direção à fronteira.

Várias dezenas de autocarros partiram igualmente da estação de Keleti, em Budapeste.

O próximo autocarro é esperado por volta das 04:30, disse um porta-voz da polícia austríaca, Werner Fasching.

A Áustria espera a chegada de "800 a 3000" refugiados nas próximas horas, disse a fonte, indicando que a polícia e a Cruz Vermelha estavam a tratar da logística para os receber.

Além de alimentos e instalações médicas, a Áustria concedeu 600 camas em Nickelsdorf para o alojamento dos recém-chegados, e mobilizou recursos nas áreas circundantes, afirmou Fasching.

A Áustria e a Alemanha aceitaram receber todos os milhares de refugiados que a Hungria decidiu reencaminhar para a sua fronteira nas próximas horas, anunciou na noite de sexta-feira o governo austríaco em Viena, após vários dias de impasse.

O governo húngaro disse ter aceitado mobilizar uma centena de autocarros para dirigir para a fronteira com a Áustria os cerca de 1.200 refugiados que já se dirigem para este destino, bem como os que se mantêm concentrados na principal estação ferroviária de Budapeste.

FV (RN) // FV.

Lusa/Fim

Ofir, Braga, 05 set (Lusa) - O vice-presidente do CDS-PP Diogo Feio defendeu hoje que os portugueses "sabem muito bem distinguir" a diferença entre o futebol e o ato de votar, considerando que "não se deve fazer dramas sobre essa matéria".

"Há várias situações em que houve jogos de futebol e em que não houve. Acho que os portugueses sabem bem distinguir o que é futebol - eu gosto imenso de futebol, tenho um clube que é conhecido - e aquilo que é votar", afirmou Diogo Feio.

O dirigente centrista comentava a marcação de jogos de futebol para o dia das eleições legislativas de 04 de outubro à margem da Escola de Quadros do CDS, que decorre desde quinta-feira e até domingo em Ofir.

"Não se deve fazer dramas sobre essa matéria. Se calhar vai estar um dia de sol fantástico, se calhar não vai estar. Os portugueses sabem desde há muito tempo, somos uma democracia de 40 anos, sabem muito bem distinguir", declarou.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse hoje à Lusa que realização de jogos de futebol em dia de eleições não é proibida, mas argumentou "misturar as duas coisas poderá ser pouco sensato" e "não é recomendável".

"Tem havido a opinião consensual de que não é adequado" a realização de jogos de futebol no mesmo dia, disse João Almeida, e, em 40 anos de democracia, esta será a primeira vez que tal acontece em dia de eleições para a Assembleia da República.

"Diria que é pouco sensato misturar as duas coisas. Não é proibido, mas não é recomendável", frisou João Almeida, ressalvando que, por nunca se ter registado uma situação idêntica, a CNE nunca se pronunciou sobre a possibilidade de decorrerem jogos de futebol no mesmo dia de eleições legislativas.

O porta-voz da CNE justificou ainda que normalmente se antecipam ou adiam as competições desportivas para "não desviar as pessoas dos locais onde votam" e "oferecer mais um pretexto para a abstenção".

"Haverá algumas centenas de pessoas que porventura já estariam pouco motivadas para irem votar e agora vão preferir acompanhar a sua equipa", referiu.

Já depois do anúncio da marcação dos jogos dos três 'grandes', a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) esclareceu que esta foi acordada com os clubes, tendo em conta as competições europeias e os jogos da seleção. Todas as suas outras competições foram antecipadas para 03 de outubro, de forma a não coincidir com o dia das eleições.

Os jogos em causa são a visita do bicampeão Benfica ao União da Madeira, às 16:00, e as receções do FC Porto ao Belenenses, às 18:15, e do Sporting ao Vitória de Guimarães, a partir das 20:30. O Sporting de Braga é o único 'europeu' a jogar na segunda-feira, quando recebe o Arouca, às 20:00.

ACL // FV.

Lusa/Fim

Ofir, Braga, 04 set (Lusa) - O dirigente do CDS e ministro da Economia António Pires de Lima defendeu hoje que está ao alcance da coligação CDS/PSD ganhar as próximas eleições com "uma maioria histórica ou uma maioria absoluta".

"Eu acho que está ao nosso alcance, se mantivermos uma trajetória consistente, coerente e de firmeza nas próximas quatro semanas, ganhar e com uma maioria histórica ou uma maioria absoluta as próximas eleições", afirmou Pires de Lima.

Num jantar-debate na Escola de Quadros do CDS, em Ofir, Pires de Lima falava da importância de PSD e CDS ganharem as próximas eleições para consolidarem o caminho da "liberdade de escolha" na economia, que, "por respeitar a liberdade das pessoas depois formata a oferta dos serviços públicos em função dessa liberdade".

Falando a propósito do projeto liberal do chamado Grupo de Ofir, liderado por Francisco Lucas Pires, e em que participou António Lobo Xavier, que também participou neste debate, Pires de Lima argumentou que a liberdade de escolha, em áreas como a educação e a segurança social "continua a estar a 10 ou 15 anos de modelos, não de direita, mas do Reino Unido e dos países escandinavos".

António Pires de Lima disse ficar "contente por as listas de poderosos incluírem mais empresários" porque "não é suposto um ministro da Economia ser um poderoso da economia, o palco principal de uma economia saudável são os empresários, são as empresas, são os gestores".

O dirigente centrista criticou longamente o modelo económico do PS, que disse ser "rigorosamente" o mesmo da gestão do ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Pires de Lima manifestou surpresa que uma pessoa com a experiência que o secretário-geral do PS, António Costa, "supostamente tem", ter caído "na esparrela da proposta para a Segurança Social" apresentada na Agenda para a Década.

Por outro lado, considerou que o "excesso de consumo" que esse programa económico pressupõe vai "provocar um curto-circuito nas contas externas".

ACL // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".