Cirurgia inédita em Coimbra: doente cego volta a ver

Cirurgia inédita em Coimbra: doente cego volta a ver
| País
Porto Canal (CYM)

Em Coimbra foi realizada uma cirurgia inédita em todo o mundo. Doente com cegueira considerada "irreversível" recupera 1/10 da visão.

Martinho Santos Martins era um cego considerado irreversível. Estavam errados.

Pelas mãos do fundador do Centro Cirúrgico de Coimbra, o cirurgião oftalmologista António Travassos, Martinho está agora apto para contar os cinco dedos de uma mão à distância de um metro, apenas dois dias depois da intervenção cirúrgica efectuada por três médicos, em pouco mais de cinco horas.

A cirurgia nunca havia sido feita: nem em Portugal, nem no Mundo. É inédita e teve mais sucesso do que o próprio médico esperara, até porque nunca deu certezas ao doente de 69 anos, vindo de Bragança com a última ponta de esperança, depois de ser considerado um caso sem solução. O procedimento necessitava de um "encaixe perfeito". Travassos conseguiu-o: recortou um círculo perfeito para poder transplantar toda a córnea e ainda uma coroa circular de esclera do olho esquerdo para o olho direito.

Depois da cirurgia, Martinho Santos Martins caminhou de forma autónoma, com o olho direito a ter 1/10 de visão.

O olho esquerdo continua cego, mas agora Martinho vê, realmente, a luz ao fundo do túnel e é a personificação de esperança para todos aqueles a quem a palavra "irreversível" foi dita.

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.