Info

Mil pombos-correio de 21 países disputam campeonatos internacionais em Mira

Mil pombos-correio de 21 países disputam campeonatos internacionais em Mira
| País
Porto Canal com Lusa

Mil pombos-correio em representação de 21 países vão disputar em Mira, no dia 19, o Campeonato da Europa e os Campeonatos Internacionais de Columbofilia.

Rui Rêpas, da Federação Portuguesa de Columbofilia, disse hoje à agência Lusa que "são esperadas entre três a quatro mil pessoas" de vários continentes no columbódromo de Portomar.

Os pombos participantes "estão já a treinar" no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, naquele concelho do distrito de Coimbra, adiantou.

O mesmo responsável lamentou que alguns países, devido a restrições ocasionais de ordem sanitária, "não tenham podido este ano enviar pombos para competição", como México, Trindade e Tobago e Marrocos.

Em contrapartida, os Estados Unidos da América, país que "já chegou a ter impedimentos idênticos", vai participar este ano nas competições em Portugal, salientou.

O programa integra as seguintes competições: Campeonato da Europa, Campeonato da Europa de Jovens, Grand Prix Portugal -- Mundial Ranking, Champions League e Torneio Interescolar.

No dia 19, os pombos concorrentes serão libertados no estádio do Algarve, nos arredores de Faro, entre as 07:00 e as 08:00, e "percorrerão cerca de 380 quilómetros em seis horas", chegando a atingir uma velocidade de mais de 70 quilómetros por hora, segundo Rui Rêpas.

A hora de chegada depende de diversos fatores, como "a forma física dos 'atletas' e a maior ou menor dificuldade que as condições meteorológicas do dia trouxerem ao voo", segundo a organização.

No entanto, "em condições normais", os primeiros pombos-correio devem começar a chegar a Mira a partir das 12:30.

Durante a tarde, após almoço no columbódromo, os espetadores poderão assistir, às 15:00, ao leilão de alguns pombos participantes nas provas, encerrando o programa com um jantar de gala, às 20:00, em que inclui a entrega de prémios dos campeonatos internacionais.

Os campeonatos são uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Columbofilia, Federação Columbófila Internacional, Instituto do Desporto de Portugal e Câmara Municipal de Mira, columbófilos e federações nacionais de todos os continentes.

+ notícias: País

Dez distritos do continente sob aviso amarelo na quarta-feira devido ao vento

Dez distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, podendo atingir os 90 quilómetros nas terras altas.

Enfermeiros iniciam hoje greve de quatro dias

Os enfermeiros iniciam hoje uma greve de quatro dias convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) para exigir a "correta contagem dos pontos para todos os profissionais" e protestar contra o encerramento do processo negocial sobre a carreira.

Dois em cada dez internamentos de crianças até dois anos devem-se a bronquiolite

A bronquiolite é responsável por dois em cada dez internamentos de crianças com menos de dois anos, revela um estudo, segundo o qual a taxa de internamentos tem vindo a crescer, principalmente nos bebés menores de três meses.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.