Rádios Universitárias do Minho e Algarve representam Portugal em projeto europeu

Rádios Universitárias do Minho e Algarve representam Portugal em projeto europeu
| País
Porto Canal com Lusa

As Rádios Universitárias do Minho (RUM) e do Algarve (RUA) vão representar Portugal no projeto "Europhonica", promovido pelo Parlamento Europeu, que pretende "espoletar" interesse pela política europeia através da discussão de temas como imigração, emprego, política e economia.

"Europhonica - As Rádios Universitárias no Parlamento Europeu", explica a RUM em comunicado enviado hoje à agência Lusa, é um "projeto pioneiro" que vai levar jovens de Portugal, França, Itália, Espanha e Alemanha ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para, durante três dias, realizarem um programa radiofónico em direto, a partir da Vox Box.

Cada equipa editorial será responsável pela escolha dos convidados do programa, transmitido na língua nativa de cada um dos jovens, cabendo aos eurodeputados Carlos Coelho e Liliana Rodrigues a representação portuguesa no programa de estreia dedicado ao tema "Europa: A solidariedade entre nações".

"Consideramos estar a dar um contributo interessante para o 'Pensar Europa' que vai marcando os nossos dias, é inevitável dar aos ouvintes um contexto europeu alargado. A RUM e a RUA estão há alguns meses a trabalhar e agora colocaremos os jovens a questionar os deputados europeus, durante seis meses. Penso que o contributo será interessante", considera o diretor de informação da RUM, Daniel Silva.

Para a coordenadora de produção da RUA, Sónia Rosa, a intenção é "educar" o público das rádios académicas e "aproximá-lo" da Europa.

"O facto de Portugal, através da RUA e da RUM, estar nesta lista, dá uma centralidade interessante ao nosso país que caminha, lado a lado, com rádios de Espanha, Itália, França e Alemanha", destaca ainda aquela responsável.

O "Europhonica" será transmitido, em Portugal, pela RUM (frequência 97.5) e pela RUA (102.7), em simultâneo, e ainda em www.rum.pt e www.rua.pt.

O primeiro programa é dia 09 de setembro.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).