Fotografias revelam a partir de hoje interior da casa de Cesariny

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 set (Lusa) - O interior da casa do poeta e pintor Mário Cesariny (1923-2006), na rua Basílio Teles, em Lisboa, é revelado a partir de hoje, numa exposição de fotografias de Duarte Belo no Museu da Eletricidade.

"Cesariny - Em casas como aquela" é o título desta exposição que revela os livros, quadros, manuscritos e objetos de um dos mais importantes artistas do movimento surrealista em Portugal, com inauguração prevista para as 18:00.

Comissariada por António Gonçalves, a mostra fica patente até 11 de outubro, no Museu da Eletricidade, resultado de uma parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, com sede em Vila Nova de Famalicão, detentora de um significativo acervo dos surrealistas portugueses.

As fotografias foram realizadas no âmbito da atribuição a Mário Cesariny do Grande Prémio EDP - Artes Plásticas, em 2002, no âmbito do qual a Fundação EDP realizou uma exposição retrospetiva do artista, que esteve patente no Museu da Cidade, em Lisboa, entre 2004 e 2005.

A exposição esteve patente posteriormente no Centro de Estudos do Surrealismo, em Vila Nova de Famalicão, e no Círculo de Bellas Artes de Madrid, em 2006.

Nascido em Lisboa, em 1968, Duarte Belo é formado em arquitetura, e, desde 1986, trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".