Ministério da Educação envia listas de candidatos a 7.573 concursos autónomos

| País
Porto Canal com Lusa

Cidade da Guatemala, 01 set (Lusa) -- O Congresso da Guatemala decidiu hoje, por unanimidade, retirar a imunidade ao Presidente do país, Otto Pérez Molina, que está acusado de liderar uma rede de corrupção aduaneira, "La Linea".

"Declaramos aprovado o levantamento da imunidade do Presidente", anunciou o congressista Carlos Herrera, secretário do comité de direção do Congresso.

A resolução foi aprovada com 132 votos favoráveis.

O pedido foi feito no passado 21 de agosto pelo Ministério Público e pela Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala, que argumentou ter provas suficientes que envolvem o Presidente numa rede de corrupção.

A semana passada o Procurador-geral da Guatemala recomendou ao chefe de Estado para se demitir devido às acusações com o objetivo de preservar a estabilidade do país, que tem sido palco de grandes protestos antigovernamentais.

O escândalo rebentou em abril, quando a Comissão Internacional Contra a impunidade na Guatemala, entidade da ONU com a função de sanear o sistema judiciário, infiltrado pelo crime organizado, acusou um dos principais assessores da vice-presidente, Roxana Baldetti, de envolvimento numa rede de contrabando e fraude aos impostos.

Baldetti deixou o cargo em 08 de maio.

O escândalo de corrupção tem desencadeado grandes protestos na Guatemala que, a 06 de setembro, escolhe o sucessor de Otto Pérez, um conservador general na reserva, no poder desde 2012, a quem é vedada a possibilidade de recandidatura.

No passado domingo, o Presidente da Guatemala quebrou o silêncio sobre o caso, negando a sua participação na rede de corrupção, garantindo que vai dar "a cara" diante da Justiça e assumir a sua a responsabilidade, mas recusando demitir-se.

O mandato de Otto Pérez termina em janeiro.

MSE (DM/RN) // JPS

Lusa/Fim

Lisboa, 01 set (Lusa) - O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou hoje que enviou as listas dos candidatos aos 7.573 concursos da Bolsa de Contratação de Escola (BCE) para estabelecimentos de ensino TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).

Em comunicado enviado à agência Lusa, o ministério afirmou que começa na quarta-feira "a seleção dos candidatos pelos diretores das respetivas escolas, a contratar para os grupos de recrutamento".

O MEC adiantou que os procedimentos são feitos por cada uma das 303 escolas TEIP que tenha contrato de autonomia, para cada grupo de recrutamento com horários por preencher.

Cada um destes horários é um concurso autónomo e cada candidato pode concorrer a cada um dos concursos e a todos os lugares disponibilizados para os grupos de recrutamento, desde que possua qualificação profissional, referiu.

O MEC sublinhou que esta "é mais uma etapa de colocação de docentes, após a divulgação das listas definitivas dos professores colocados nos concursos de mobilidade interna e dos candidatos colocados em contratação inicial, tendo por objetivo colmatar todas as necessidades temporárias de pessoal docente de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas".

Num total de 13.130 docentes de carreira que entraram no concurso da mobilidade interna, foram colocados 11.936.

Em 25.296 candidatos a contratação inicial, foram colocados 2.833 professores em vagas consideradas necessidades transitórias das escolas.

Houve ainda 1.434 candidatos a renovação do contrato, dos quais 949 conseguiram manter o vínculo.

No âmbito das chamadas necessidades transitórias das escolas foram, assim, colocados 3.782 docentes a contrato.

Por se tratar de ano de concurso interno e externo, todos os professores dos Quadros de Zona Pedagógica (QZP) tiveram de concorrer, o que se refletiu num número mais elevado de horários pedidos pelas escolas, aumento que o ministério atribui também à diversificação das ofertas educativas.

Os diretores escolares pediram o preenchimento de 17.850 horários, ficando agora resolvida a situação de 15.718 horários.

Os restantes serão quase todos absorvidos por procedimentos concursais como a BCE, mantendo o MEC duas reservas de recrutamento para situações que surgem no início do ano letivo, resultantes da substituição de docentes por doença ou maternidade.

EJ (AH) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".